Header Ads

Prefeitura de Manaus compõe programação promovida pela Delegacia da Mulher

Fotos: Karla Vieira / Manaus Solidária


Durante todo o Mês da Mulher, a Prefeitura de Manaus irá promover ações em prol da saúde feminina, por meio do “Março Lilás”, e participar de atividades relacionadas à proteção e garantia de seus direitos. Nesta terça-feira, 6/3, a subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres, Socorro Sampaio e a vice-presidente do Fundo Manaus Solidária, Mônica Santaella participaram da programação desenvolvida pela Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

A abertura do evento alusivo a 6ª edição da Semana da Mulher contou com a apresentação cultural da banda da Marinha do Brasil e dos Garis da Alegria. Nesta atividade, o munícipio, por meio das secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e de Saúde (Semsa), contribuiu com uma unidade móvel de saúde em que estão sendo ofertadas, até amanhã, 7, ultrassons de abdômen total, abdômen superior, tireóide, vias urinárias, mamografia, transvaginal, obstétrica e preventivo ao público feminino, além da realização de ultrassom da próstata aos homens.

Também compõem a programação o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), com a Justiça Itinerante, e Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), que atua em situações de divórcio, dissolução de união estável, pensão alimentícia, investigação de paternidade, guarda de crianças e adolescentes, regulamentação do direito de visitas, abandono afetivo, inventário, partilha de bens, retificação de registro civil, curatela, dentre outras.

Massagem, esmaltamento, limpeza de pele designer de sobrancelha, maquiagem e corte de cabelo também fazem parte da programação. O encerramento das atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, realizada pelo governo do Estado, será no próximo dia 16, no prédio da Especializada.

Mês da Mulher
Pelo município, as ações coordenadas pelo Fundo Manaus Solidária contam com a participação de diversas secretarias do município e seguem até o dia 28. Até lá, serão disponibilizados serviços de saúde, emissão de documentos, oficinas, mesas-redondas, palestras, atividades artísticas e desportivas. Conforme a vice-presidente do Manaus Solidária, Mônica Santaella, a determinação do prefeito Arthur Neto e da primeira-dama e presidente do Fundo, Elisabeth Valeiko Ribeiro é que as mulheres sejam contempladas em seus mais diversos aspectos.

“Na quinta-feira, 8, no Dia Internacional da Mulher, a prefeitura irá realizar uma grande ação de saúde e cidadania no Shopping Phelippe Daou. Estarão à disposição do público feminino quatro carretas da mulher, onde poderão ser realizados diversos exames de imagem e preventivo. Também vamos ter aferição de pressão, vacinação, emissão de documentos, orientação jurídica e psicossocial, distribuição de mudas, aula de zumba e outras atividades com o foco na mulher e em sua valorização”, afirmou.

A abertura do Mês da Mulher foi feita na segunda-feira, 5, pelo prefeito Arthur Neto e pela presidente do Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko. “Queremos falar de respeito por nós mulheres, que já nascemos com esse direito. E digo a você mulher que não fique no silêncio, queremos que fale e denuncie para acabar com qualquer tipo de violência”, salientou a primeira-dama.

Ainda como parte da programação do “Mês da Mulher”, será realizado o 2º Concurso de Redação que, este ano, traz como tema o “Assédio”. A competição é uma maneira de levar a discussão sobre o assunto para dentro da sala de aula. A primeira-dama do município é a madrinha do concurso e uma das maiores incentivadoras que temas relacionados às mulheres sejam discutidos nas escolas.

Para participar do concurso literário é preciso estar matriculado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede pública municipal. A premiação se dará somente em agosto, durante as comemorações do 12° aniversário da Lei Maria da Penha.





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.