Conectando o Amazonas

Prefeitura prepara novo informe epidemiológico e reforça equipes para ações de combate ao sarampo

Foto: Marinho Ramos / Semcom
Um novo Informe Epidemiológico com dados atualizados de monitoramento de casos suspeitos de sarampo na capital será divulgado nesta terça-feira, 27/03, pela Prefeitura de Manaus. Além disso, os 100 técnicos de enfermagem e 28 enfermeiros do Processo Seletivo Simplificado (PSS) de 2017, que irão reforçar as equipes que estão atuando nas ações de combate ao sarampo, começarão a se apresentar também nesta terça-feira, para evitar o avanço da doença, conforme determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da coordenação da Sala de Situação de Vigilância em Saúde, passará a divulgar o Informe Epidemiológico todas as terças e quintas-feiras, segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

“O informe é elaborado pela equipe de profissionais da Sala da Situação, que realiza acompanhamento diário e semanal do cenário epidemiológico em Manaus, e será divulgado em duas edições semanais, uma na terça-feira e outra na quinta-feira”, explica Marcelo Magaldi, acrescentando que na segunda-feira, 26/3, no primeiro dia útil após a Prefeitura de Manaus confirmar quatro casos de sarampo na capital, o movimento nas unidades de saúde foi tranquilo.

No Informe Epidemiológico serão apresentadas as informações atualizadas das ações da varredura vacinal, iniciada no dia 15 de março nos bairros que registraram os primeiros casos suspeitos da doença no município (Lago Azul, Santa Etelvina, Monte das Oliveiras e São Geraldo).

A estimativa é de que, até a próxima quarta-feira, 28/3, os profissionais de saúde realizem a avaliação prevista de 7.540 cartões de vacinação em um raio de nove quarteirões ao redor do local de residência ou do trabalho do paciente, com visita de casa em casa, a verificação da situação vacinal dos moradores e, quando há necessidade, com aplicação da vacina.

CASOS

Há 18 anos não havia o registro de casos de sarampo na capital amazonense. As ações da Prefeitura, no sentido de enfrentar e conter o avanço da doença em Manaus tiveram início desde a confirmação do primeiro caso em Boa Vista, no dia 13 de fevereiro deste ano.

Atualmente, Manaus registra 32 casos notificados de sarampo, sendo quatro confirmados, um descartado e 27 em investigação aguardando os resultados das análises pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Em relação à varredura vacinal, o último Informe Epidemiológico, divulgado no dia 22 de março, registrou que já foram avaliados 2.547 cartões de vacina, com a identificação de 1.482 cartões de vacina atualizados e houve a aplicação de 1.065 doses de vacina contra sarampo.

A prevenção mais eficaz contra sarampo é com a vacina tríplice viral, que está disponível em 183 salas de vacina em Unidades Básicas de Saúde da rede municipal.

Reforço profissional

A publicação dos editais de convocação de enfermeiros e técnicos de enfermagem está no Diário Oficial do Município de segunda-feira, 26/3, disponível para consulta a partir das 22h. Todos deverão se apresentar imediatamente, ao Departamento de Gestão do Trabalho e Educação (DTrab), na sede da Semsa, na av. Mário Ypiranga Monteiro, 1695, Adrianópolis, com toda a documentação necessária para o início dos procedimentos e incorporação à função. O prazo para apresentação é até 10 de abril.

“Neste primeiro momento estamos convocando esses 128 profissionais que são candidatos não eliminados e do cadastro reserva do último Processo Seletivo Simplificado (PSS), realizado no ano passado. Eles vão atuar durante um ano, dentro do contrato temporário previsto no edital do processo”, explicou o secretário Magaldi.

O regime de trabalho de cada um dos profissionais contratados será de 40 horas semanais. Os convocados terão direito a salários de R$ 6.370,16 para enfermeiros e de R$ 2.112,38, para técnicos em enfermagem.



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes