Conectando o Amazonas

Aleam concede título de 'Cidadão do Amazonas' ao defensor-geral Rafael Barbosa


Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população amazonense, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou na manhã desta quinta-feira (12) Sessão Especial para entrega do título de “Cidadão do Amazonas” ao defensor público-geral do Estado, Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa. A solenidade proposta é de autoria do deputado Platiny Soares (PSB) e a solenidade foi dirigida pelo presidente da Casa, deputado David Almeida (PSB).

Natural de Aracaju/SE, Rafael Barbosa é doutor e mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP, além de especialista em Direito Processual Penal e Direito Penal pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Em seu segundo mandato, que vai até 2020, Rafael Barbosa tem priorizado a interiorização do órgão, implantando dois polos da Defensoria no Interior do Estado.

O primeiro, em Parintins, destinado a atender também os municípios de Barreirinha, Nhamundá e Boa Vista do Ramos. O segundo polo em Itacoatiara, para atender a população dos municípios de Rio Preto da Eva, Itapiranga, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba.

Em sua fala, Platiny Soares justificou a homenagem, que foi referendada pelos demais deputados da Casa, apontando a excelente gestão de Rafael Barbosa à frente da Defensoria Pública, onde tem defendido os mais necessitados que na verdade são os menos favorecidos financeiramente. “Sua marca está na interiorização do órgão, que vem se fortalecendo cada vez mais como instituição que defende juridicamente os pobres e necessitados”, frisou.

Emocionado, o defensor Rafael Barbosa agradeceu a homenagem feita pela Casa, que não entende justa, mas que recebe com todo carinho e de coração. O defensor público-geral disse que vai continuar trabalhando a favor da população amazonense, em especial os mais necessitados a terem o acesso à Justiça, um direito de todo cidadão e cidadã. “É nosso dever enquanto defensores públicos cuidar da demanda da população e não medirei esforço para que o atendimento da Defensoria Pública chegue ao máximo de municípios que pudermos, de preferência em todo o Estado”, afirmou Rafael.

A entrega do título ao defensor público foi feita pelos deputados Platiny Soares e David Almeida, ladeados pelo desembargador Ary Moutinho, que representou o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA) na homenagem.

Os deputados Abdala Fraxe (Podemos), Sinésio Campos (PT), Luiz Castro (REDE) e Belarmino Lins (PP) também destacaram a atuação de Rafael Barbosa que há 14 anos atua na Defensoria Pública do Estado, e hoje como dirigente do órgão projeta inaugurar mais três polos até o final deste ano, com o objetivo de ampliar a assistência jurídica à população de baixa renda na zona rural do Amazonas.

Presente na Sessão, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Amazonas, Marco Aurélio Choy, disse que o título dado a Rafael Romano é uma vitória dupla: para a categoria e a Defensoria Pública do Estado por conta do seu trabalho incansável. A presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam), Kathya Miranda, disse ter orgulho de ser dirigido por ele (Rafael).



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes