Header Ads

CMM homenageia Polícia Militar do Amazonas pelos 181 com entrega de placa e diplomas


Fotos: Robervaldo Rocha - Dircom/CMM


A Câmara Municipal de Manaus (CMM) homenageou a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), nesta quinta-feira (5), em solenidade comemorativa aos 181 anos de criação da corporação. O evento, presidido pelo vereador Wilker Barreto (PHS), presidente do Poder Legislativo, foi de iniciativa do vereador Coronel Gilvandro Mota (PTC) e contou com a presença dos vereadores Joana D’Arc Protetora dos Animais (PR), Professor Samuel (PHS), Wallace Oliveira (PODE), Dallas Filho (MDB), Raulzinho (DEM), Joelson Silva (PSC), Fred Mota (PR) e Chico Preto (PMN).

No plenário lotado de autoridades militares, Coronel Gilvandro Mota (PTC) fez a entrega de uma placa em homenagem aos 181 anos de criação da PM ao comandante da Corporação, coronel David de Souza Brandão. Wilker Barreto fez questão de dizer que o ato demonstrava o respeito que a Câmara Municipal de Manaus tem pela Polícia Militar.

Na ocasião, também, os soldados Wanderson Lopes Ferreira e Millane Cruz de Paula foram homenageados com certificados de honra ao mérito, feito pela vereadora Joana D’Arc, por terem resgatados bebês abandonados pela mãe em Manaus, caso registrado no bairro Novo Israel, zona Norte da cidade, no último dia 1º de abril. “Sou protetora dos animais, mais o que vocês fizeram foi extremamente importante e me tocou pelo ato heroico em fazer essa justa homenagem”, disse destacando que os dois soldados representam, de fato, o que é a Polícia Militar.

Autor da homenagem à Polícia Militar, Gilvandro Mota, defendeu em seu discurso a politização da Polícia Militar. “Isso nos faz bem para buscar nossos direitos e tornar uma Polícia cada vez melhor para servir a população. A Câmara, ao reconhecer os relevantes serviços prestados pela Corporação, não poderia deixar de fazer essa justa homenagem”, afirmou.

O vereador aproveitou para falar da crise de insegurança pela qual passa o Brasil, com efeitos na vida do cidadão, tendo como causas as dimensões continentais e as fronteiras abertas ao tráfico de drogas e armas, aliadas à deficiência da educação, dificultando aprendizagem e tornando o País com indicadores que o distanciam dos países mais ricos. “Precisamos investir na educação útil, aquela que no termino do curso, o aluno sai com habilidades para o exercício da profissão e não com desestruturação moral que os leva ao tráfico de drogas”, defendeu.

Tratando os integrantes da PM como bravos servidores que vivem e morrem para proteger a população, Gilvandro Mota ressaltou que a Câmara, por meio dos 41 vereadores rendiam homenagens a PM, que nesses quase dois séculos, preservam a ordem pública e o meio ambiente. Pela paz, pela ordem, sempre atentos, Parabéns bravos soldados da Policia Militar.

Conquistas
Coronel David de Souza Brandão agradeceu inicialmente as homenagens e disse se orgulhar de estar comandante geral da corporação, que está 24 diuturnas nas ruas. Destacou as conquistas, desde 4 de abril de 1837, iniciada com a missão de combater a Cabanagem, iniciada em Belém (1835-1840). “Com a República, veio à criação do primeiro Batalhão da Polícia, o embrião da PM, que sempre esteve nos eventos de grande importância do Estado”, afirmou.

Nestes últimos anos, 2017 e 2018, segundo o comandante, a PM conquistou patamares que almejou, como investimento na tropa e qualificação do policiamento de rua. “Capacitamos e treinamos 50% do nosso efetivo total, houve o aumento do auxílio moradia para o policial que vem do interior, o vale alimentação e o auxílio uniforme, que todo PM receberá uma vez por ano”, assegurou.

O comandante da Polícia Militar ressaltou ainda que hoje são nove mil PMs dispostos a enfrentar malfeitores e inibir o crime. “Sabemos que é preciso mais para dotar a corporação de ferramentas mais aperfeiçoada. E não estamos presentes apenas na repressão, somos parceiros de vários setores, como na educação escolar, assistência social, saúde e em todas as áreas que são fundamentais para o desenvolvimento do Amazonas. Nossos projetos alcançam crianças, adolescente, jovens, adultos e idosos. Por tudo isso parabenizo os irmãos de farda, desde a metrópole até os mais distantes lugares, que estão imbuídos da mesma ordem e responsabilidade”, destacou.

David Brandão encerrou seu discurso lembrando que nos últimos seis meses, o governador Amazonino Mendes e o secretário de Segurança e vice-governador Bosco Saraiva, promoveram o maior número de policiais militares. “Foram promovidos 3.371 policiais militares nos últimos dois meses”, afirmou.

Participantes
A solenidade também contou com a presença de subsecretário municipal subchefe da Casa Militar, Coronel Antônio Júnior de Souza Brandão; o chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Amazonas, coronel Júlio Sérgio Costa do Nascimento; o subcomandante da Polícia Militar, coronel Raimundo Álvaro Leite Cavalcante; o corregedor-geral do Sistema de Segurança Pública em exercício, Isair Soares da Silva; o representante do 7º Batalhão de Polícia Militar do Exército, representante do Comando Militar da Amazônia (CMA), tenente-coronel Alexandre Sobral Rodrigues; o chefe do Esquadrão de Suprimento , representando a ALA-8 das Forças Armadas, major Pedro Paulo de Freitas Dias; e o vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Jacob Moisés Cohen.






Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.