Header Ads

Comando do 9ºDN realiza cerimônia do 153º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha


Na tarde do dia 11 de junho maio de 2018, em cerimônia militar presidida pelo Comandante do 9º Distrito Naval, foi celebrado o 153º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha.

Durante o evento, além da leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha e da Mensagem do Presidente da República foram içados os “sinais de Barroso”, em alusão aos sinais “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever” e “Sustentar o fogo que a vitória é nossa” desfraldados nos mastros da Fragata Amazonas, por ordem do Almirante Barroso, durante aquela Batalha.

Nesta data são lembrados, além da liderança e exemplo do Almirante Barroso, os feitos heróicos do Imperial Marinheiro Marcílio Dias e do Guarda-Marinha Greenhalgh, que tombaram em combate durante a Batalha Naval do Riachuelo, ambos tendo demonstrado bravura e patriotismo.

Durante a cerimônia, o Comandante do 9º Distrito Naval procedeu a imposição das condecorações às personalidades presentes agraciadas com a Ordem do Mérito Naval (OMN), General de Brigada Cristiano Pinto Sampaio, Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (Tefé-AM), Capitão de Mar e Guerra Welliton Lopes dos Santos, Capitão dos Portos da Amazônia Ocidental, Dr. Waldery Nobre de Mesquita, Presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha (SOAMAR) de Tabatinga-AM e os Suboficiais Marcilio Francisco do Nascimento, Marcílio Silva Junior, Manoel Silveira, Márcio da Silva Lucas e Emilio Nunes Negrão. A OMN destina-se a premiar os militares da Marinha que se houverem distinguido no exercício da profissão assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestarem relevantes serviços à Marinha do Brasil.

A cerimônia foi encerrada com um desfile da tropa que reuniu os militares representantes das Organizações Militares subordinadas ao Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN).





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.