Conectando o Amazonas

Visa Manaus realiza Semana de Vigilância Sanitária com ações educativas e fiscalização


Com diversas atividades educativas e de fiscalização, a Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus abre nesta segunda-feira, 30/07, às 9 horas, no auditório Deodato de Miranda Leão (sede da Secretaria Municipal de Saúde), a Semana Municipal de Vigilância Sanitária.

O principal objetivo Semana é divulgar a importância da vigilância sanitária na promoção e proteção da saúde e incentivar a população a observar no dia-a-dia a qualidade de produtos e serviços oferecidos por supermercados, bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, academias, drogarias, clínicas, hospitais e todos aqueles que possam oferecer riscos à saúde caso descumpram as normas sanitárias.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, o foco principal das atividades da Semana é mostrar a abrangência das ações de vigilância e seu papel no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), destacando a participação de todos na prática diária de fiscalização.

Ao longo da Semana serão promovidas ações educativas, como a visita de alunos da rede municipal de ensino ao supermercado para a verificação de itens de qualidade de alimentos; blitzes em clínicas médicas, flutuantes e balneários; orientação à população sobre a prática da vigilância sanitária; e um curso de capacitação em Processo Administrativo Sanitário para servidores do órgão.

Além disso, a Visa Manaus vai lançar a Ouvidoria Itinerante, projeto que tem o objetivo de levar, regularmente, para diferentes locais, o serviço de recebimento denúncias sobre irregularidades sanitárias, facilitando o acesso da população a informações e ao registro de demandas.

Para dar um tom lúdico às atividades educativas, a Semana vai contar com a participação de atores e recreadores da Turma do Parque Cidade da Criança.

A Semana será encerrada no domingo, 05/08, Dia Nacional da Vigilância Sanitária. A data homenageia o médico Oswaldo Cruz, nascido em 05 de agosto de 1872, considerado uma das maiores referências em saúde pública no país.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

30/07/2018 – segunda-feira
Evento de abertura
Local: Auditório Deodato de Miranda Leão – Sede da Semsa
Hora: 9h

31/07/2018 – terça-feira
Abertura do curso de Capacitação em Processo Administrativo Sanitário para 50 servidores da Visa Manaus, em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS)Local: Sede da FVS
Hora: 8h às 12h

01/08/2018 – quarta-feira
Atividade educativa com alunos da rede municipal de ensino para a fiscalização de alimentosLocal: Supermercado Nova Era - zona Oeste
Hora: a partir das 9h

02/08/2018 – quinta-feira
Lançamento da Ouvidoria Itinerante, com stand para recebimento de denúncias e orientações sobre as atividades e objetivos da ouvidoria da Vigilância MunicipalLocal: Em local a ser definido
Hora: das 10h às 22h

Fiscalização e distribuição de material informativo no Festival Folclórico do AmazonasLocal: Centro Cultural Povos da Amazônia
Hora: a partir das 18h

03/08/2018 – sexta-feira
Fiscalização de clínicas médicas e estabelecimentos de interesse à saúde em shoppings e edifícios comerciais Local: a ser divulgado
Hora: 9h às 12h

04/08/2018 - sábado
Fiscalização e orientação em balneários e flutuantes
Local: a ser divulgado
Hora: 9h

05/08/2018 - domingo
Orientação sobre a vigilância sanitária para a população, com a distribuição de material informativoLocal: Ponta Negra (espaço de lazer)
Hora: das 8h às 11h


Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes