Conectando o Amazonas

Manaus Ambiental faz comunicação direta com população por meio de lideranças comunitárias

A Manaus Ambiental lançou nesta quarta-feira (15) o programa social Afluentes, que tem como objetivo promover a integração entre associações de moradores e a empresa. O encontro contou com a participação de mais de 100 lideranças comunitárias de diversos bairros da capital. Agora, as lideranças contam com um canal direto com a concessionária e mais agilidade na resolução de demandas referentes aos serviços de água e esgoto da capital.

“É uma aproximação necessária. Nós precisamos estar próximos dos dois milhões e cem mil habitantes, que são todos nossos clientes. A forma mais rápida é estabelecer canais com aqueles que conhecem o bairro e que representam a localidade. Então, o Afluentes funciona dessa forma, como um reforço de proximidade e interesse em prol da coletividade”, destacou Renato Medicis, diretor presidente da Manaus Ambiental.

A empresa montou uma equipe socioambiental com dedicação exclusiva para receber as demandas das associações de moradores, visando as pautas comuns dos moradores dos bairros. “Dividimos a cidade em quatro zonas: Leste; Norte; Centro-Sul e Sul; Centro-Oeste e Oeste. Cada represente de bairro tem o contato direto da equipe e também montamos grupos no Whatsapp, facilitando assim a comunicação e o tempo de resposta do atendimento”, destacou William Carvalho, responsável pela implantação do Afluentes.

A iniciativa ocorre em todas as cidades onde a Aegea atua. A companhia está presente em 49 municípios de 11 estados. Atualmente, a Aegea é a maior empresa privada de saneamento do país, atendendo mais de 7 milhões de pessoas. “Trabalhamos há dez anos com esse modelo em Campo Grande (MS). Temos esse canal para atender aos líderes, agora também aqui em Manaus. Eles são o olho da comunidade e vão nos repassar qualquer situação relativa a água e esgoto, para que seja solucionada no menor tempo possível”, frisou Carvalho.

Acompanhamento

Simultaneamente ao atendimento personalizado às lideranças comunitárias, realizado pela equipe de projetos socioambientais da concessionária, as ações do programa incluem visitas às associações de moradores; palestras nos bairros e encontros com representantes da empresa. Os líderes são convidados a participar de eventos importantes para a comunidade que representam, como lançamentos e inaugurações de obras.

Confiança

Líder comunitário do bairro Compensa, zona Oeste, Carlos Souza elogiou a iniciativa, ao pontuar que, ao tratar diretamente com a liderança comunitária, a Manaus Ambiental dá crédito de confiança para aqueles que são a ponte, pois estão a par das situações do dia a dia nas comunidades. “Uma das coisas mais importantes é a atenção que estão dando para a Compensa. Com esse programa, a gente está praticamente como uma família. Um elo importante entre empresa e a comunidade”.

Aproximação

O líder comunitário Welmer Barbosa, do conjunto Castanheiras, zona Leste, lembrou que os moradores da localidade tiveram problemas de falta d’água no primeiro semestre – situação já foi resolvida com a aproximação da Manaus Ambiental com a comunidade. “A água está chegando às casas das pessoas. Ganhamos um canal para tratar melhor as questões pelo WhatsApp. O que antes demorava três ou quatro dias, agora é resolvido em 24 horas. Por um lado, a empresa economiza em situações de vazamento e, por outro, o morador fica feliz pela resposta rápida”.

O grupo de percussão “Curumim na Lata” foi responsável pela abertura do evento, tocando o Hino Nacional e músicas regionais, o que encantou os presentes. Renato Medicis antecipou que, ainda esse ano, a empresa lançará um projeto voltado à educação ambiental de crianças de 6 a 9 anos, desenvolvido em parceria com escolas públicas.





Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes