Conectando o Amazonas

Sem míssil de longo alcance, Coreia do Norte celebra 70 anos

A Coreia do Norte promoveu neste domingo (9) a famosa parada militar para celebrar os 70 anos de sua fundação. Dessa vez, porém, o regime de Pyongyang não fez a exibição de nenhum míssil intercontinental ou de longo alcance, capazes de atingir os Estados Unidos.

Com um público de meio milhão de pessoas, o regime de Kim Jong-un exibiu apenas mísseis de curta distância, ao contrário do que costumava fazer nos regimes anteriores, quando aproveitava a parada militar para exibir armas potentes e realizar testes nucleares, como ameaças aos EUA.

Neste ano, a Coreia do Norte e os EUA mantêm diálogos de desnuclearização da península, com intermediação da Coreia do Sul. Segundo especialistas, o fato de não colocar mísseis intercontinentais no desfile de hoje demonstra uma real vontade de Kim Jong-un de avançar nos acordos internacionais.

O ditador também não fez o discurso oficial de comemoração durante a parada militar, tarefa deixada para Kim Yong-nam, de 90 anos, presidente da Assembleia Nacional do Povo. Ele, por sua vez, usou expressões como "o país entrou em uma nova fase" durante o discurso. O tema da parada militar, que contou com balões e festejos, foi a reunificação das Coreias. (ANSA)



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes