Conectando o Amazonas

Exposição alerta sobre cuidados e prevenção de riscos em áreas de Manaus

Panfletos, fotos, fardamento, dentre outros materiais utilizados em campo, integram a ‘Exposição Defesa Civil’, iniciada nesta terça-feira, 9/10, no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Manauara Shopping, zona Centro-Sul. A exposição integra a programação da Semana da Defesa Civil Municipal 2018, lançada nesta segunda-feira, 8. Com a proposta de divulgar para a população os conceitos de prevenção de riscos e desastres na cidade de Manaus, a exposição pode ser conferida até esta quarta-feira, 10.

Entre os primeiros visitantes da exposição estavam os alunos do 5º ano, do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Profª. Eliana Socorro Pacheco Braga, localizada no Santa Inês, zona Leste. A unidade de ensino também é contemplada com o projeto Defesa Civil na Escola, que leva, durante um mês, noções de primeiros-socorros, educação ambiental, funcionamento da Defesa Civil e visita a áreas de risco.

A semana é organizada pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil e tem como proposta divulgar os conceitos de prevenção de riscos e desastres. “A Defesa Civil trabalha na parte preventiva e nesse quesito temos dois trabalhos, o Nupdecs (Núcleo de Proteção e Defesa Civil nas Comunidades), que envolve as pessoas que moram em áreas de risco e a outra é a Defesa Civil na Escola, em que a gente faz uma capacitação com as crianças de 4º e 5º ano. Além disso, trabalhamos com a capacitação na parte de primeiros-socorros, acidentes domésticos, manuseio do lixo e a parte ambiental”, informou o secretário da Defesa Civil, Cláudio Belém, que acompanhou o primeiro dia da exposição.

Ainda segundo ele, o trabalho realizado nas escolas é feito a partir de um mapeamento de áreas de risco e, após a localização, são realizadas atividades direcionadas, não apenas na escola, como na comunidade do entorno.

Na Escola Municipal Eliana Pacheco, a Defesa Civil trabalha desde 2017 e um dos alunos que realizou o curso foi Thiago dos Santos Carvalho, 11. Segundo ele, a visita foi uma surpresa para os alunos da escola e o trabalho realizado pela Defesa Civil é muito importante. “A Defesa Civil serve para prevenir os riscos e todo esse trabalho que eles fizeram dentro da escola eu aprendi. A partir do momento que eles fizeram esse programa na escola, eu comecei a me prevenir e passei informações para a minha mãe e ela parou de fazer certas coisas”, destacou.

Para a professora, Virgínia Costa, toda a escola adotou uma postura diferente graças ao trabalho de conscientização realizado pelo órgão. ”As crianças mudaram bastante. No pátio, na hora do lanche, elas já têm o cuidado de colocar o lixo no lugar certinho. Melhorou muito a limpeza na sala de aula também”, observou.

Programação

9 e 10/10 – Exposição Defesa Civil – das 10h às 22h (Manauara Shopping)
10/10 – Atividade zona rural – das 7h às 17h (Comunidade Santa Maria/Rio Negro)
10/10 – Atividade Defesa Civil na Escola – das 8h às 12h (Escola Municipal Maria Madalena, Vila da Prata)
11/10 – Solenidade de encerramento da Semana – às 9h (auditório da Casa Militar, avenida Padre Agostinho Caballero, 770, Compensa)
12/10 – Atividade de Comemoração Dia das Crianças – das 8h às 11h (área externa da Casa Militar, avenida Padre Agostinho Caballero, 770, Compensa)



Foto: Marinho Ramos / Semcom


Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes