Conectando o Amazonas

Governo do Amazonas inaugura UPA da Cidade Nova, reforçando atendimento de urgência e emergência nas zonas Norte e Leste de Manaus 

O Governo do Amazonas inaugura, nesta terça-feira (23/10), às 10h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h José Rodrigues, no bairro Cidade Nova, na zona norte de Manaus. Localizada na avenida Camapuã, corredor de acesso à zona leste, a nova unidade passa a integrar a rede de urgência e emergência da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), oferecendo atendimento de baixa e média complexidade. A unidade deverá atender, em média, 4,5 mil pessoas por mês, com funcionamento 24 horas, todos os dias da semana.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho, a UPA José Rodrigues deve ajudar a desafogar, entre 20% a 30%, o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, na avenida Grande Circular. “A expectativa é de que a UPA ajude a reduzir a demanda do Platão Araújo, sobretudo, dos atendimentos de menor complexidade, que acabam sobrecarregando a unidade”, afirmou.

Os prontos-socorros, disse ele, são específicos para casos de alta complexidade, como acidentes de trânsito, ferimentos por armas de fogo e arma branca e outros traumas graves. Já as UPAs e os Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) são para casos de menor gravidade. Entretanto, estudos feitos em prontos-socorros do Estado demonstram que mais da metade dos atendimentos nessas unidades são casos de baixa complexidade, que podem ser absorvidos pelas UPAs, SPAs e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As UPAs são reservadas a atendimentos em casos de pressão e febre altas; cortes com pouco sangramento; queda com torção e muita dor ou suspeita de fratura; cólicas renais; intensa falta de ar; convulsão; dores fortes no peito e vômito constante, entre outros. Estudos do Ministério da Saúde mostram que nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade, sem necessidade de encaminhar o paciente ao pronto-socorro. Na UPA, o paciente fica internado por até 24 horas e, quando necessário, é encaminhado para uma unidade maior.

A UPA José Rodrigues é tipo 3, possui 20 leitos de observação, com atendimento em clínica geral, pediatria e cirurgia. Conta, ainda, com serviços de apoio ao diagnóstico por imagem, como raio X e eletrocardiograma, sala de emergência com suporte para pacientes graves, sala de coleta de exames, entre outros.


Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes