Conectando o Amazonas

GuardiAM 24 Horas capacita forças de Segurança Pública para buscarem captação de recursos

O GuardiAM 24 Horas iniciou a capacitação dos representantes das forças de Segurança Pública locais, que compõem o programa, para elaboração de projetos de captação de recursos. A parte técnica do curso iniciou, na tarde desta quarta-feira (17/10) e segue até sexta-feira (19/10), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na zona sul de Manaus. O treinamento faz parte da implantação da política do programa, coordenado pelo coronel da Polícia Militar do Amazonas Walter Cruz, que busca integração e inteligência na segurança pública do Estado com o objetivo de aprimorar o combate à criminalidade no Amazonas.

A partir do curso, os líderes das equipes dos eixos de Segurança Pública, Fronteiras e Presídios do programa estarão aptos a desenvolver projetos para captar recursos dentro e fora do país, visando atender as ações de integração e aprimoramento da atuação dos órgãos. “Damos início a uma nova fase do GuardiAM. Começamos com as diretrizes estratégias, definimos o diagnóstico do programa e agora com os projetos para que o trabalho final seja o melhor possível”, afirmou o coronel PM Gilberto Gouvêia, líder do eixo de Segurança Pública e secretário executivo de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi).

Até a próxima sexta-feira (19/10), o time de líderes participa da oficina técnica de elaboração de projetos enquanto montam um levantamento de quais devem ser os projetos. A ministradora do treinamento, a especialista em captação de recursos e administradora Léia Neri, apontou que, ao término do curso, os grupos vão ter elaborado uma coletânea de projetos a partir da necessidade de cada instituição.

Para a especialista, a iniciativa do GuardiAM 24 Horas, em montar uma equipe de treinamento para elaboração de projetos consistentes, é uma estratégia inovadora. “Atuo na área de projetos há muitos anos e é a primeira vez que vejo uma ação integradora com todos os órgãos do sistema (de Segurança Pública) para que possam, em conjunto, pensar em soluções”, afirmou Léia, que também tem experiência em elaboração de projetos nos poderes municipal e estadual.

Essa parte de planejamento é fundamental para a execução de projetos bem elaborados e embasados, segundo a especialista. “O recurso vem a partir da certeza de um projeto bem elaborado. A execução dificultada (de um projeto) é por causa da má elaboração e é isso que estamos buscando evitar”, afirmou Léia. Entre os projetos que devem ser montados está o de ações de capacitação, de novos serviços que devem ser instalados, de reformas e de obras e de ampliação e de projetos sociais para a melhoria da qualidade de vida dos servidores e da população.

Necessidade surgiu do diagnóstico feito pelo programa
O curso de elaboração de projetos para captação de recursos ocorre após os líderes do GuardiAM 24 Horas realizarem diagnósticos, na última semana, sobre os pontos de vulnerabilidade das instituições que compõem as forças de Segurança Pública do Amazonas. A partir da próxima segunda-feira (22/10), segundo a professora Léia Neri, a equipe de líderes passa para a fase prática da elaboração dos projetos e a montagem da coletânea dos projetos elaborados.

Participaram desta nova fase representantes da Polícia Militar do Amazonas, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, da Polícia Civil do Amazonas, do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIF).

Integração - O programa GuardiAM 24 Horas segue os eixos Segurança Pública, Estabelecimentos Penitenciários e Fronteiras e Divisas. A estratégia foi criada para reforçar as ações de inteligência na Segurança Pública do Estado e é resultado da consultoria internacional da Giuliani Security e Safety (GSS) contratada, pelo Governo do Estado, em abril deste ano.



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes