Conectando o Amazonas

Prefeitura realiza panfletagem para conscientizar sobre cuidados com a saúde da mulher

Como parte das atividades do Outubro Rosa, a Prefeitura de Manaus realizou na manhã desta quarta-feira, 17/10, panfletagem em dois pontos estratégicos da cidade: na rotatória do Eldorado, zona Centro-Sul, e na Avenida Autaz Mirim (Grande Circular), zona Leste. Nos dois cruzamentos, os profissionais usaram faixas e cartazes, além de entregar folderes com orientações sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama e do colo do útero.

No Eldorado a ação contou com os profissionais dos Distritos de Saúde (Disa) Sul, Oeste e Rural, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Na avenida Autaz Mirim, quem conduziu a ação foram os profissionais dos Disas Norte e Leste. Equipes do Fundo Manaus Solidária e da secretaria da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), também participaram da panfletagem.

Representando o Fundo Manaus Solidaria, a vice-presidente, Mônica Santaella, destacou a importância da atividade. “Essa panfletagem é mais uma ação, que tem como objetivo a conscientização da necessidade das mulheres manterem seus exames em dia e se cuidarem. Lembrando que cuidar é amar e quem ama, cuida”, ressaltou.

Destacando as ações realizadas durante o mês de outubro, a enfermeira do Núcleo de Saúde da Mulher, Gerda Costa, informou que ao longo do mês de outubro haverá uma intensificação na coleta de preventivo em todas as unidades da Semsa, além da imunização, com a vacina do HPV, que ajuda na prevenção do câncer. “Excepcionalmente hoje estamos fazendo essa ação, de panfletagem, de forma pontual, sensibilizando a população em relação a prevenção do câncer de colo de útero e de mana”, informou.

A subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres, Socorro Sampaio, destacou que é preciso fazer com que as mulheres saibam que a Prefeitura de Manaus está com todas as suas Unidades de Saúde preparadas, esperando por ela, para realizar os exames. “Nessa ação, fica a demonstração de respeito e carinho da Prefeitura de Manaus, que leva essa campanha até o fim do mês de outubro, mas lembrando, que a vida é importante e precisa ser cuidada nos 365 dias do ano”, enfatizou.

Os motoristas que passaram pelo cruzamento durante a ação receberam orientação e informação sobre o cuidado com a saúde da mulher, como a psicóloga Sorela Caliri. “É muito importante essa conscientização, e os esclarecimentos sobre a prevenção do câncer”, apontou.

Até o fim do mês de outubro, prosseguem as atividades nas Unidades Móveis de Saúde, que continuarão realizando os atendimentos por toda cidade. No próximo sábado, 20, acontece o “Dia D” contra o câncer de mama e de colo do útero, quando 55 Unidades Básicas da Semsa vão funcionar das 8h às 12h, para atender as mulheres, realizando exames, consultas e orientação, inclusive avaliação para a prevenção do câncer bucal, abertas a todas as famílias.


Fotos: Altemar Alcântara/Semcom


Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes