Conectando o Amazonas

Ageman acompanha instalação de geradores em reservatórios da Manaus Ambiental

O diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Fábio Alho, esteve na tarde desta segunda-feira, 5/11, no reservatório do núcleo 23 na Cidade Nova, zona Norte de Manaus, onde teve acesso à logística que será empregada no processo de instalação dos geradores de energia elétrica que serão utilizados no sistema de abastecimento de água da capital.

A medida, conforme afirmou Fábio Alho, visa reduzir as interrupções emergenciais no fornecimento de água por conta de situações de falha no serviço de energia elétrica, como oscilações e apagões. Além do reservatório do núcleo 23, outros oito pontos da cidade também receberão a instalação dos geradores. A operação começa já na noite desta segunda-feira.

“Nós da Ageman já tínhamos intermediado uma reunião entre a Manaus Ambiental e a Eletrobrás a fim de minimizar as suspensões no fornecimento de energia que por mais que sejam por um curto tempo, para a rede de água causavam transtornos enormes e agora a concessionária faz esse importante investimento que com certeza reduzirá os impactos no desabastecimento quando houver as panes de energia, por isso estamos aqui para conhecer também como essa infraestrutura vai entrar em operação de forma a causar menos transtornos para a população”, disse Fábio Alho.

O gerente de Distribuição da Manaus Ambiental, André Coêlho, apresentou o cronograma da instalação dos geradores aos técnicos da Ageman e explicou que todas as obras civis necessárias já foram realizadas. “Todo o cabeamento já foi passado. Será feita somente a interligação. Tudo foi providenciado de forma planejada para que essa execução seja feita com a maior brevidade possível. Os reservatórios estão todos abastecidos”, garantiu Coêlho.

Para Fábio Alho, a operacionalização está dentro dos padrões e a Ageman irá acompanhar todos os procedimentos. Conforme o cronograma da Manaus Ambiental, a instalação nos demais pontos ocorrerá também nos dias 7,12 e 13/11.

A instalação dos geradores tem o objetivo de tornar o sistema de água mais independente, beneficiando, aproximadamente, um milhão de pessoas em todas as zonas da capital amazonense. Os equipamentos têm capacidade de 2000kVA e 2200kVA e funcionamento automático.

Para que os geradores sejam instalados, a empresa realizará paradas programadas no abastecimento de água. A primeira acontecerá nesta segunda-feira, 5, na zona Leste. Os primeiros reservatórios que vão receber os novos geradores estão localizados nos bairros São José 3, Cidade de Deus, Nova Floresta e Núcleo 23 da Cidade Nova.

A ação ocorrerá a partir das 22h desta segunda-feira. O trabalho tem duração de 8 horas. Após este período, o restabelecimento do abastecimento de água deve normalizar gradativamente em até 36 horas nos setores abrangidos.

Na próxima quarta-feira, 7, os reservatórios do Mocó e Coroado 3 receberão a instalação dos geradores. Na próxima segunda-feira, 12, os trabalhos chegam aos reservatórios Cidade Nova e Mundo Novo. E no dia seguinte, terça-feira, 13, será a vez da Rotatória do Coroado. Os prazos para a realização dos serviços e normalização do abastecimento seguem os mesmos.

A Manaus Ambiental informa, ainda, que trabalhará para concluir o serviço em tempo hábil e reitera a importância dos moradores dos bairros reservarem água para minimizar o impacto nas atividades cotidianas.

Bairros


Os bairros alcançados por esta parada programada são: Gilberto Mestrinho; Grande Vitória; Nova Vitória; Nova Conquista; Tancredo Neves; Novo Reino 1 e 2; São José 1, 2 e 3; Castanheira; João Bosco 1 e 2; Zumbi 1 e 3; Núcleos 16, 23, 22 e 24, da Cidade Nova; Nossa Senhora de Fátima 1 e 2; Mutirão; Novo Aleixo 1 e 2; Loteamento Águas Claras; Amadeu Botelho; Vila Rica; e Parque das Garças.

Além destes, Alfredo Nascimento 1 e 2; Cidade de Deus 1 e 2; Braga Mendes; Viver Melhor 2 (Vila Nova); Monte Sião; Nossa Senhora de Fátima 2; Aliança com Deus; Fazendinha 1; Ben-Hur; Vila Nova; Gustavo Nascimento; Valparaíso; Bairro Novo; Comunidade Santa Bárbara; Jorge Teixeira 1, 2, 3 e 4; João Paulo 1 e 2; Brasileirinho; Santa Inês; Conjunto Viver Melhor 3; e Cidade Alta.


Fotos: Divulgação / Ageman

Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes