Conectando o Amazonas

Alunos destaques na Obmep são premiados no 3° Encontro de Clubes Matemática da rede municipal

Mais de 300 pessoas participaram do 3° Encontro de Clubes de Matemática da rede municipal de ensino, que aconteceu na tarde desta terça-feira, 27/11, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na avenida Maceió, zona Centro-Sul de Manaus. Na oportunidade, aproximadamente 200 alunos foram homenageados com medalhas ou certificados de menção honrosa, devido aos resultados alcançados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e Obmep nível A.

Os Clubes de Matemática são ações do Programa Matemática Viva, da Prefeitura de Manaus, coordenados pela Semed, que contam com a participação de 14 escolas pilotos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e envolvem aproximadamente 140 alunos. O objetivo dos Clubes é incentivar os estudantes à produção científica e à resolução de problemas criando um ambiente de aprendizagem colaborativa. Quatorze professores coordenadores estão envolvidos no programa, que é realizado semanalmente com atividades pedagógicas nas unidades de ensino envolvidas.

A subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Araújo, destacou a missão da secretaria enquanto responsável pela política pública municipal de ensino de Manaus. Falou ainda dos resultados alcançados e da importância da participação das famílias no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

“A missão da Semed é garantir que todos os alunos tenham uma educação de qualidade de fato e de direito, conforme é a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto. Todos nós estamos envolvidos nesse processo e ficamos muito orgulhosos dos nossos professores pelo excelente trabalho que está sendo desenvolvido nas nossas escolas”, destacou Euzeni.

Destaques

Pela terceira vez consecutiva, a aluna do 8º ano, da Escola Municipal Aristóphanes Bezerra, Laura Emanuele de Freitas, 14, conquistou a medalha de bronze na Obmep. Para ela, o grande sonho é alcançar a medalha de ouro. “Eu tenho me esforçado bastante para conquistar a medalha de ouro. Conto com o apoio do meu professor, sempre me incentivando a estudar e quem sabe ano que vem eu consiga”, disse esperançosa a aluna.

Já o professor da Laura, Dilcelino Ferreira, que também foi premiado, ressaltou que a menina é um talento em Matemática. “Eu acompanho a Laura Emanuelle desde o 6º ano e em todos esses anos ela vem conquistando medalha de bronze. Eu espero que no próximo ano consiga conquistar a tão sonhada medalha de ouro”, comentou o professor.

A estudante do 5º ano da Escola Municipal Professor Álvaro César de Carvalho, Emanuelle Reis, 11, que participou da Obmep nível A recebeu pela primeira vez a medalha. De acordo com a aluna, a dedicação aos estudos fez com que ela conquistasse a medalha de bronze. “Eu estudei bastante, resolvia os exercícios em casa, tirava dúvidas com o professor. Estou muito feliz com essa medalha”, disse a aluna.

Obmep

A Obmep é um projeto nacional voltado para alunos a partir do 6° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas do país, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A novidade da olimpíada, que acontece desde 2005 com o intuito de estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, foi a realização da Obmep nível A, neste ano, para alunos de 4° 5° anos do Ensino Fundamental.


Fotos: Nathalie Brasil / Semcom



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes