Conectando o Amazonas

Aposentada encontra novo hobby no aprendizado de línguas

Pela primeira vez tendo contato com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), aos 66 anos de idade, a professora aposentada do município Dirce Fernandes descobriu uma nova paixão: estudar línguas. O interesse permitiu com que ela pudesse aprender novas habilidades, possibilitando uma maior socialização. “Agora eu até me arrisco a interagir na língua de sinais. O curso me estimulou muito a voltar a estudar, tanto que eu comecei a fazer outros cursos também e estou caminhando para me aperfeiçoar, no caso do curso de Espanhol”, conta.

As técnicas aprendidas por Dirce foram ensinadas no curso “Noções Básicas de Libras: Melhor Idade”, que encerrou as atividades nesta terça-feira, 13/11. A capacitação foi promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), em parceria com a Manaus Previdência.

A turma foi a última deste ano de uma série de ações realizadas pelo Programa Qualidade de Vida na Aposentadoria da Espi, que capacitou, somente em 2018, um total de 242 aposentados e pensionistas da Manaus Previdência, oferecendo oficinas ocupacionais para estimular a socialização e autoestima desse público.

De acordo com a diretora-geral da Espi, Stela Cyrino, ao menos 329 agentes públicos e políticos foram capacitados este ano com o curso de Libras, nas modalidades básica, intermediária e avançada. ”O conhecimento em Libras é uma necessidade, diante do fato da inserção dos deficientes auditivos ser cada vez mais ampla nos diversos espaços sociais, tendo como diretriz a política de igualdade social e o atendimento de excelência para todos os públicos”, destaca Cyrino.

Para a diretora-presidente em exercício da Manaus Previdência, Lyvia Guimarães, a capacitação é uma oportunidade de incentivar cada vez mais os segurados a se permitirem aprender novas habilidades. “O curso foi um sucesso. Nós tivemos, inclusive, vários depoimentos relatando a satisfação dos próprios segurados e até dos familiares que os acompanhavam. Fica o sentimento positivo”, afirma.


Fotos: Divulgação / Semad e Manaus Previdência


Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes