Conectando o Amazonas

Campanha 'Novembro Azul' é finalizada com sucesso em Tonantins

A Prefeitura Municipal de Tonantins, na gestão de Lázaro Martins, ofereceu gratuitamente por meio da Secretaria de Saúde do munícipio, exames de PSA aos homens acima de 38 anos de todo o município e comunidades rurais adjacentes, com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre prevenção e perigos do câncer de próstata.

O prefeito Lázaro Martins, comentou sobre a intensa adesão dos homens na campanha. "O Novembro Azul, foi uma campanha de conscientização realizada com o empenho de toda a equipe da secretaria de Saúde e com total apoio da Administração Municipal, sendo que ofertar gratuitamente estes testes para os homens através de recursos próprios, só demonstra nossa preocupação com a saúde de toda a população, já que várias outras campanhas também foram realizadas ao longo deste ano", comentou o prefeito Lázaro Martins.

De acordo com o secretário de Saúde de Tonantins, José Júlio Júnior, o evento foi um sucesso com uma programação direcionada principalmente para o público masculino, que ainda não tem o costume de procurar com frequência os atendimentos em saúde.

“O sucesso do evento ficou evidente diante da participação expressiva da comunidade. A campanha atraiu um grande número de homens, que compareceram no chamado de cuidar de sua saúde também é coisa de homem. Foi realmente um evento extraordinário com palestras de Câncer de próstata, diabetes e hipertensão arterial, café da manhã, um bate papo descontraído e dinâmico, sobre a saúde com toda população tonantinense”, enfatizou Dr. Júlio.

A Secretaria de Saúde de Tonantins, registrou uma grande procura dos homens por exames de prevenção, a pasta intensificou as ações alusivas ao “Novembro Azul”, atividade final da campanha aconteceu no último sábado dia 24 de novembro.

Conforme os organizadores do evento, somente no sábado, foram atendidos cerca de 642 homens, de todas idades, que passaram por um mutirão, começando com a aferição de pressão arterial, coleta de exames, teste rapido de HIV, hepatite, sífilis, controle de glicemia, saúde bucal, entre outros.

“O foco da campanha era a conscientização dirigida aos homens para que tenham atenção e respeito às doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Conforme dados, cerca de 248 atendimentos foram feitos somente relação ao PSA (Exame de Monitoramento de Câncer de Próstata), todos os atendimentos oferecidos foram de extrema importância, e realizado com maestria pelo corpo de profissionais da Semsa, com apoio de porta a porta de agentes comunitários de saúde, com convites de mão a mão, estreitando as relações entre usuários do atendimento e a saúde pública de nosso município, e com empenho de todos técnicos, profissionais de enfermagem, bioquímico e farmacêutico, dentistas, e com apoio do corpo do laboratório do Hospital Frei Francisco, do qual está na família Semsa, aderido em prol de um mesmo ideal, o melhor em atendimento e cuidar de nossa população com carinho e respeito e com muita responsabilidade”, destacou Dr. Júlio.

Ao finalizar, Dr. Julio Junior, frisou a todos os presentes que o maior apoio ao evento, foi do Prefeito Lázaro Martins.

“É essencial que todos tenham esta consciência que a prevenção é a melhor maneira de evitar doenças graves, como o câncer. Apesar da campanha ser intensificada no mês de novembro, é sempre bom lembrar que todos estes atendimentos são oferecidos de segunda a sexta em toda a rede básica do município por todo ano”, finalizou relatando a confiança e credibilidade do trabalho do Prefeito Lázaro “Curica”, junto com o Secretário Municipal de Saúde de Tonantins, e abrange o ideal de prevenção como melhor remédio.



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes