Conectando o Amazonas

Centro Literatus promove atividades que incentivam os homens a cuidarem da saúde

Com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância de se cuidarem e prevenirem o câncer de próstata, o Centro Literatus realiza até o final do mês a campanha Novembro Azul. A instituição, referência em Educação Profissional no Amazonas, estará promovendo uma série de atividades nas suas unidades localizadas nas avenidas Djalma Batista, Paraíba e rua Pará, além de entidades parceiras.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença ainda em 2018. As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Ao longo do mês de novembro, todos os alunos, professores e colaboradores do Centro Literatus estarão engajados na programação da campanha, que inclui a distribuição de folhetos informativos, tanto para o público interno quanto para os motoristas, nos semáforos próximos da instituição.

“Além disso, eles também participarão de dramatização lúdica, musical e palestras educativas que irão abordar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, destacou a mantenedora da instituição, Elaine Saldanha.

Diagnóstico da doença

O Novembro Azul faz um alerta aos homens para a necessidade de fazer os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal para diagnosticar a doença o mais cedo possível. Isso porque, de modo geral, o tumor é de crescimento lento e tem cerca de 90% de chance de cura quando diagnosticado precocemente.

Os exames devem ser solicitados por um médico e, na eventualidade de um diagnóstico positivo, é recomendável procurar um oncologista, que poderá indicar o melhor tratamento.

Entre os sintomas da doença está a dificuldade para urinar, dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos), problemas em conseguir ou manter ereção e sangue na urina ou no esperma.


Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes