Conectando o Amazonas

Cetam: Alunos apresentam soluções inovadoras durante Semana de Ciência e Tecnologia

Alunos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) apresentaram durante a Feira de Ciências da Amazônia, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, propostas de projetos e aplicativos inovadores, que têm como base conceitos da Indústria 4.0.

Entre os projetos apresentados estiveram protótipos de soluções inovadoras para uso em residências, fábricas, meio ambiente e até para animais de estimação. Os trabalhos foram apresentados na terça-feira e quarta-feira (06/11 e 07/11), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

A apresentação dos trabalhos e a Feira de Ciências são resultados dos cursos Técnicos em Mecatrônica, Computação Gráfica e Automação Industrial, do Instituto Benjamin Constant (IBC), do Cetam. “Nós buscamos em 2018 construir um novo olhar sobre as profissões do futuro, iniciando um trabalho muito voltado para a inovação, tecnologias, indústria 4.0, entre outros que são apontados como tendência para o crescimento econômico”, ressaltou o diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto, que visitou à feira nesta quarta-feira (07/11).

Entre os protótipos apresentados está o projeto da casa automatizada, que tem todo o seu funcionamento gerado por um aplicativo de celular, com comandos para acender luz, ligar ar condicionado, controlar nível e temperatura de água, portão eletrônico, entre outros comandos. “Desenvolvemos esse aplicativo utilizando o conceito de Internet das coisas, para ser útil e acessível para qualquer pessoa. Agora vamos aprimorar esse projeto para em breve poder disponibilizar”, disse Alison Soares, um dos desenvolvedores.

Outro projeto é o Comando Numérico Computadorizado (CNC), que permite o controle de máquinas por computador, interpretando códigos e transformando em coordenadas, com precisão e velocidade. Além desses, os alunos também apresentaram o aplicativo Game Impacto Letal, Transportador Autônomo para Linha de Produção, Esteira Seletora de Materiais Recicláveis e o Sistema Automático de Alimentação de Animais Domésticos.

O curso Técnico em Mecatrônica iniciou no mês de agosto e é o primeiro de um pacote de cursos programados para serem realizados dentro do conceito da Indústria 4.0. Os cursos pretendem estabelecer uma aproximação maior com as demandas do Polo Industrial de Manaus.

Os eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foram coordenados pela Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), e realizados na Arena Amadeu Teixeira, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes