Conectando o Amazonas

GuardiAM 24 Horas recebe relatório com análise sobre os presídios produzido pela consultoria norte-americana de segurança pública

O GuardiAM 24 Horas recebeu, na tarde desta segunda-feira (26/11), o relatório com o diagnóstico sobre o Sistema Prisional do Amazonas. O documento foi entregue pela equipe da consultoria norte-americana de segurança Giuliani Security & Safety (GSS), que está no Amazonas e vai seguir para o interior do Estado para analisar o combate à criminalidade nas fronteiras no Estado.

De acordo com o coordenador do GuardiAM 24 Horas, coronel da Polícia Militar Walter Cruz, e secretário extraordinário de Estado, o relatório será anexado ao diagnóstico da equipe do eixo "Penitenciário" do Programa, que também buscou analisar o que poderia ser aprimorado no sistema penitenciário.

Em seguida, o documento será entregue à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap-AM). “Iremos prospectar, junto com a equipe da Seap, quais projetos que a secretaria dispõe e que podem atender (as necessidades) baseadas no portfólio da GSS”, afirmou Cruz.

De acordo com o diretor executivo da GSS, John Huvane, o GuardiAM 24 Horas e a Seap possuem projetos de melhoria da administração das prisões. “Com a implementação das recomendações (feitas pela GSS), somada ao trabalho que já vem sendo realizado, o trabalho ficaria ainda melhor”, disse.

O titular da Seap, coronel da Polícia Militar Cleitman Rabelo, afirmou acreditar que o trabalho de consultoria da GSS é importante para buscar soluções para o sistema penitenciário do Estado. Segundo o secretário, muita da criminalidade está relacionada à disputa de território para tráfico de drogas.

“O que está lotando os presídios é justamente essa comercialização de entorpecentes produzidos no Peru e na Colômbia”, afirmou Rabelo, acrescentando que esse desafio será analisado a partir da análise das fronteiras realizada pela equipe da GSS nesta terça-feira (27/11) e quarta-feira (28/11).

Ainda no fim desta segunda-feira (26/11), o coordenador do GuardiAM 24 Horas, coronel Walter Cruz, detalhou todo o trabalho realizado, durante reuniões, com as equipes que compõem os três eixos do Programa ("Penitenciário", "Segurança Pública" e "Fronteiras e Divisas"). Os encontros foram realizados no CICC e definiram diretrizes estratégias do GuardiAM 24 Horas.

Programação - Na manhã desta segunda-feira (26/11), a equipe da GSS recebeu palestras sobre o combate ao tráfico internacional de drogas e a todo tipo de criminalidade nas fronteiras do Estado.

Assistindo às palestras, estiveram presentes o diretor executivo do escritório internacional da GSS, John Huvane, que é chefe de operações da consultoria; Kellen Dunning, diretora de operações da GSS para a América Latina; além de seis técnicos da consultoria. A empresa foi contratada para aprimorar as ações de combate à criminalidade no Estado, em abril deste ano, na gestão do governador Amazonino Mendes.





Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes