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Mais de 200 relatos de experiência farão parte da 4ª Socialização de Práticas Formativas

Até a próxima sexta-feira, 9/11, acontece a 4ª Socialização de Práticas Formativas, com o tema “Formação Continuada: Tecendo Diálogos Sobre o Cotidiano Escolar e Práticas Pedagógicas Inovadoras”, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento, coordenado pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), teve início nesta quarta-feira, 7/11, no auditório da Semed, localizado na avenida Maceió, zona Centro-Sul, e pretende socializar práticas docentes resultantes da reflexão pedagógica proposta nos encontros de formação continuada promovidos pela DDPM.

Ao todo, serão apresentados aproximadamente 50 projetos que compõem as formações com educadores das modalidades de ensino do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Infantil, Pré-Escola, Creches Municipais e Educação Inclusiva.

Durante o período de três dias da Socialização de Práticas Formativas, os educadores, entre professores, gestores, pedagogos e coordenadores dos Telecentros, poderão acompanhar mais de 200 relatos de experiências, 80 apresentações de banners, seis rodas de conversa, oficinas, salas temáticas e duas conferências.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, acompanhou a abertura do evento e destacou o trabalho realizado pela DDPM na formação dos educadores, que trabalham nas diversas modalidades de ensino em prol da qualificação do processo de ensino e aprendizagem.

“Melhoramos muito o nosso olhar, a nossa prática em relação à formação dos nossos professores. Nesse evento podemos trabalhar uma das dimensões fundamentais da nossa missão, que está relacionada à valorização dos nossos profissionais da educação. Para nós, professores de sala de aula, a nossa valorização de verdade acontece quando temos espaços garantidos para uma aprendizagem de qualidade, porque essa é a nossa principal razão de existir. Temos muito orgulho desse trabalho, isso qualifica nossa prática, faz com que na ponta obtenhamos resultados melhores na aprendizagem dos nossos alunos”, disse.

Inovação
Para a chefe da DDPM, Rita Luna, o evento é um momento que reúne todo trabalho realizado pelas Gerências de Tecnologia Educacional (GTE) e Formação Continuada (GFC). Segundo ela, o importante não é usar apenas os recursos tecnológicos, mas a inovação na aprendizagem dos alunos da rede.

“Não apenas os recursos tecnológicos, porque para nós não é apenas isso, mas o professor poder inovar sem usar nenhum recurso. Esse é o objetivo da socialização, de desmitificar o conceito de inovação, para que possamos entender o fato dele se colocar aberto ao novo”, comentou.

Convidada pela Fundação Telefônica Vivo, que desenvolve o Projeto Aula Digital em parceria com a Semed, a coordenadora de cursos de pós-graduação da Brazcubas Educação, Adriana Martinelli, fez a conferência de abertura com o tema “Porque inovar na educação é uma questão de fazer e não de falar”.

“A ideia é muito mais falar como é que podemos mudar o nosso olhar, nossa atitude, nosso comportamento frente a essas questões e os problemas que temos de tentar solucionar. Trocar experiências e compartilhar hoje em dia, a ideia é ajudar as outras pessoas a ampliar o repertório, ter novas ideias, a refletir sobre isso”, justificou.

O professor de Geografia da Escola Municipal Vicente de Paula, na Japiinlândia, zona Centro-Sul, Marcos Paulo Rebouças Fonseca, apresentará, na próxima sexta-feira, 9, o projeto desenvolvido na unidade de ensino com, aproximadamente, 400 alunos intitulado “Site Geográfico”. Para ele, é louvável poder mostrar a atividade pedagógica com a construção de um site de conteúdos geográficos e acompanhamento dos alunos.

“A ideia do site geográfico é disponibilizar links para acesso a endereços eletrônicos e outros conhecimentos na área de geografia. É uma forma de facilitar os estudos dos alunos, como um grande diário digital que ele possa ter acesso a conteúdos em sala de aula”, informou Marcos Paulo.


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