Conectando o Amazonas

Prefeitura realiza 2ª Ação de Saúde para Comunidade Quilombola

Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no último dia 20/11, na manhã desta sexta-feira, 23/11, a Prefeitura de Manaus realizou a 2ª Ação de Saúde para a Comunidade Quilombola, na sede dos Escoteiros do Brasil no Amazonas, localizada na avenida Japurá, nº 1.505, Praça 14 de Janeiro, zona Sul da cidade.

A ação foi realizada por equipes da Unidade Básica de Saúde Vicente Pallotti e da Estratégia Saúde da Família nº 32, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e iniciou com uma apresentação de capoeira dos alunos da Escola Estadual Luizinha Nascimento.

Foram realizados atendimentos médicos, verificação de pressão arterial, atendimento odontológico com distribuição de kits para higiene bucal, vacinação, distribuição de medicamentos, preservativos e folderes, além de educação em saúde com palestras sobre Aedes aegypti e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e AIDS.

A coordenadora técnica da Saúde da População Negra da Semsa, Georgina Sarkis, contou que a ação faz parte de uma estratégia de três ações anuais voltadas para a comunidade quilombola. “A ideia é proporcionar esses serviços em três momentos anuais: em março, por ocasião do ‘Dia do Racismo’; em junho, para estimular a conscientização quanto à doença falciforme; e, agora em novembro, dentro da programação da Semana da Consciência Negra. O intuito dessas ações é atrair a atenção para essa parcela da população, com a qual temos uma dívida histórica, disponibilizando os serviços básicos de saúde em locais próximos e de fácil acesso”, explicou Georgina.

Para utilizar os serviços disponibilizados na ação, o usuário precisou apenas apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). “A facilidade do acesso a esses serviços é um dos nossos propósitos durante a ação, justamente para mostrar a importância e incentivar o olhar para si, o cuidado com a saúde, melhorando assim a qualidade de vida” concluiu a técnica responsável pela Saúde da População Negra e Indígena do Distrito de Saúde Sul, Marie Kétly Franceschi.

Fotos: José Nildo




 

Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes