Conectando o Amazonas

UEA tem participação ativa na 1ª Feira do Polo Digital de Manaus

Com o tema “Manaus tem Digital”, começou nesta terça-feira (27) a 1ª edição da Feira do Polo Digital de Manaus. Professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estiveram presentes na abertura do evento, juntamente com estudantes, empresários e profissionais da área tecnológica. A Feira segue até quinta-feira (29), no Studio 5.

De acordo com o professor Sálvio Rizzato, coordenador da Incubadora da UEA, a participação da Universidade na Feira é fundamental para solidificar o papel da UEA no campo tecnológico para o desenvolvimento do Estado. “Sendo uma feira na área de inovação e empreendedorismo ela está condizente com todas as premissas da Universidade, que não só repassa conhecimento como também o desenvolve”, afirma.

Abordando a temática tecnológica, cerca de 40 palestras serão realizadas durante os três dias do evento e 93 estandes estarão apresentando produtos do mercado de tecnologia de diversas áreas.

UEA promove palestras e oficinas

Com mais de dois anos de experiência no desenvolvimento de projetos Android, o graduando em Sistema de Informação da UEA, Lucas Frota, realizou na tarde desta terça-feira (27), na arena Developer, a palestra ‘Introdução ao Desenvolvimento Android’, apresentando de maneira prática como desenvolver aplicações mobile para a plataforma Android.

Mais tarde, o professor e coordenador do curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Jogos da UEA, Dr. Jucimar Maia da Silva Júnior, palestrou sobre jogos digitais, abordando temas como conceitos importantes em jogos e o que é preciso fazer para ser um desenvolvedor de jogos. A egressa da UEA, Bárbara Nicolau, realizou a Oficina de Pitch, na Arena Empreendedorismo, também no período da tarde.

As palestras ‘Machine Learning com Python’ e ‘Concepção e Ideação para Startups’ fazem parte da programação desta quarta-feira (28), e serão apresentadas das 14h às 20h, pelas professoras Elloá Guedes da Costa e Cristina Souza de Araújo, respectivamente. Na sexta-feira (29), das 14h às 17h, a palestra ‘Automatizando Tarefas com Python’, comandada pelas graduandas da UEA Julliany Rodrigues Rayol, Letícia Passos e Karla Felix, encerra a participação da Universidade no evento.

Realidade Virtual e Aumentada compõem estande da UEA

Durante três dias, os visitantes da Feira terão a oportunidade de conhecer os projetos tecnológicos que a Universidade está desenvolvendo em todo o Estado do Amazonas.

Para proporcionar um ambiente interativo, foi colocado nas paredes do estande da UEA ícones com sistema de realidade aumentada, que apresentam informações por meio de vídeos e imagens.

De forma a representar a localidades onde os projetos estão sendo desenvolvidos, foram inseridos ícones em um grande mapa do Amazonas, disposto em uma das paredes do estande. Para ter acesso às informações dos projetos tecnológicos desenvolvidos em cada local, o visitante direciona o celular em um dos ícones para que as informações sejam apresentadas em formato 3D. O estande conta com óculos de realidade virtual, que também possuem informações sobre os projetos.

Sobre a Feira

A 1ª Feira do Polo Digital de Manaus é uma realização do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (CODESE Manaus), com patrocínio do Instituto de Ciência e Tecnologia (Sidia).



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes