Conectando o Amazonas

Autores mirins lançam livro neste sábado na Academia Amazonense de Letras



Cerca de 150 alunos do Colégio Martha Falcão participam neste sábado (1°), às 16h, do lançamento do livro Olhando Para o Futuro, que faz parte do projeto pioneiro de literatura Novos Talentos que, neste ano, chega à sua 18ª edição. O evento acontece na Academia Amazonense de Letras, localizada na avenida rua Ramos Ferreira, 1003 – Centro.

A obra conta com textos descritivos, dissertativos e narrativos, de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio. “A literatura é essencial para que elas possam desenvolver identidade e visão do mundo”, destacou a diretora das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), professora Nelly Falcão.

Ela defende que o grande objetivo do projeto é incentivar as crianças e jovens ao prazer de ler e escrever. “Para isso, todos os anos, buscamos um tema que façam os alunos terem uma visão crítica sobre eles mesmos, o ambiente em que vive e o mundo”, comentou.

Desta vez, as crianças e adolescentes que estudam na instituição tiveram a missão de produzir um texto com a sua expectativa sobre o futuro. “Há textos em que abordam o que esperam para o mundo, enquanto outros, dizem o que desejam se tornar como ser humano ou profissional quando for mais velho”, disse a educadora.

A ilustração da capa do livro Novos Talentos deste ano foi escolhida após um concurso entre os alunos do Colégio Martha Falcão. O desenho vencedor foi criado pela aluna do 7° ano, Maria Alcântara de Brito.

Para a escritora e blogueira Flávia Frota, responsável pelo prefácio desta edição, a oportunidade de um estudante ter um texto seu publicado em um livro tem um impacto grandioso na formação de novos escritores. “Eleva a autoestima, aumenta a confiança e estimula a prosseguir na arte na escrita”, aponta.

Tenório Telles, Cacilda Beatriz, Abrahim Baze, Gaetano Antonaccio, Júlio Antonio Lopes, Celdo Braga e Cármem Novoa são alguns dos grandes nomes da literatura amazonense que já escreveram o prefácio do Novos Talentos. O projeto já foi premiado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM).



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes