Conectando o Amazonas

Duelo de gigantes no Rio Negro acontece neste final de semana e atletas estão com sede de vitória

Duas grandes feras da natação de águas abertas estão em Manaus e vão protagonizar neste domingo, dia 09, a partir das 7h, um verdadeiro duelo no mais extenso rio de água negra do mundo. Serão 8,5km que a campeã olímpica Sharon van Rouwendaal e a tetracampeã mundial Ana Marcela Cunha vão testar suas habilidades, superar desafios e mostrar quem é a soberana do Rio Negro Champion. Em coletiva realizada nesta quinta-feira, (06), no Hotel Manaus Express (Vieiralves), as atletas falaram sobre o desafio.

“Eu e a Sharon nos respeitamos muito, somos bem amigas, mas na hora que tem que competir, uma quer ganhar da outra. Não tem essa de passar dicas ou algo parecido. Lembro que nadei em Manaus em 2007 e sei que a água é bem quente, sei da corrente tambem, mas essas informações eu concentro para mim”, disse Ana Marcela, ao comentar que o Rio Negro é denso e pesado. Assim, apesar da prova ser pouco mais de oito quilômetros, a sensação física e psicológica é que a trajetória chega a 10k.

Fechando o calendário de competições do ano, Sharon frisa que o Rio Negro é um desconhecido e, por isso, precisará ficar ainda mais atenta para a competição. Além disso, elogia o palco da prova e garante que gostou dos pontos turísticos que teve a oportunidade de conhecer.

“Não sei o que me espera, é a minha primeira competição no rio, não sei como é a corrente. Está tudo sendo muito especial para mim e estou muito entusiasmada em poder nadar aqui. Na terça (04/12), eu nadei com os botos, foi uma grande experiência, conheci tambem o pirarucu, fui ao zoológico, ao Teatro Amazonas. Conheci várias coisas em Manaus e gostei muito”, comentou a melhor atleta de águas abertas do mundo em 2018, segundo a Swimming World.

Para o organizador do evento, Pierre Gadelha, poder apresentar a Cidade às duas personalidades do esporte e ter a presença delas no evento é a garantia que o Rio Negro Challenge está crescendo a cada ano. “Estamos fazendo cinco anos de provas e ter essas duas referências é um respaldo grandioso. Olha o quanto de bagagem, histórias, técnicas e conquistas elas trazem. São as duas personalidades mais importantes das águas abertas atualmente e estão na nossa cidade, indo competir no nosso Rio Negro e, com certeza, promovendo mais tarde as nossas belezas”, destacou.

Técnico renomado

Eleito o melhor técnico do ano de 2018 pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Fernando Possenti comemora o título em Manaus e, após o Rio Negro Challenge, segue para a China, onde irá receber outro importante honraria: melhor técnico eleito pela Federação Internacional de Natação (Fina). Essa é a quarta consagração internacional.

“Acredito que este título do COB proporciona tambem mais promoção à natação de águas abertas, ela passará a ser mais promovida, pois ela já é democrática e está crescendo cada vez mais. O que falta é ela realmente ser promovida e esse prêmio traz essa discussão. E esse prêmio me traz muita felicidade, mas também muita responsabilidade. Este foi um ano ótimo e acredito que faço jus ao que estou recebendo, mas isso faz com que nos próximos anos eu trabalhe ainda mais”, destacou.

Rio Negro Challenge

O Rio Negro Challenge acontece neste final de semana, 08 e 09, e terá cinco provas: Relay (3x500m), Rio Negro Champion (8,5Km), Circuito Curumim (500m), Maratona Aquática (1,5Km e 3Km) e Travessia Almirante Tamandaré (8,5Km).

Início da prova sábado (08/12): 7h30
Início da prova domingo (09/12): 7h.

Relay 3x500m (08/12)

Essa será a primeira vez que o Relay vai fazer parte do evento. A prova, dia 8 de dezembro, com largada às 7h30, será desenvolvida em equipe de três atletas, em que cada participante nada 500m. A premiação será para a categoria Absoluto.

Rio Negro Champion - 8,5km (09/12)

Quem leva a melhor entre Sharon e Ana Marcela na briga pelos 8,5km?

Circuito Curumim – 500m (09/12)

Prova de 500m para crianças de 08 a 13 anos, no formato de circuito com boias na orla da praia. A premiação será medalhas para os três primeiros lugares de cada categoria.

Maratona Aquática – 1,5Km e 3Km (09/12)

Prova com percurso de 1,5Km e 3Km, em formato de circuito com boias. A premiação vai ser troféu para os cinco primeiros colocados da geral (masculino e feminino) e premiação com medalhas para os três primeiros colocados 1,5 e 3 km de cada categoria.

Travessia Almirante Tamandaré – 8,5Km (09/12)

Tradicional prova de natação de águas abertas, com percurso de 8,5K. Saída da Praia do Camaleão e chegada na Praia da Ponta Negra. Premiação com troféus para os cinco primeiros colocados geral (masculino e feminino) e premiação com medalhas para os três primeiros lugares de cada categoria. Limitada a 70 participantes e vagas esgotadas.



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes