Conectando o Amazonas

Poda mantém copa das árvores livres de colisões e dormitórios seguros para aves

Um procedimento de poda de levantamento de copa foi realizado na manhã deste sábado, 15/12, em 23 árvores localizadas no canteiro central da avenida Ephigênio Salles, zona Centro-Sul. A operação foi realizada com êxito e manterá as copas das arvores livres de colisões com veículos pesados que trafegam na via, permitindo que continuem servindo como dormitório para as aves da espécie periquito-de-asa-branca (Brotogeris versicolurus), que utilizam o local como rota. A medida, tomada pela Prefeitura de Manaus, com a anuência do órgão estadual do meio ambiente, responsável pela gestão de fauna, vai ajudar a reduzir as mortes de periquitos por atropelamento.

A operação foi acompanhada por técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que deverão monitorar o comportamento das aves após a poda. “Fizemos o levantamento de copa, que é salutar e induzirá o crescimento das árvores. Retiramos os ramos menores, que evitará que sirvam como poleiros na parte mais baixa, bem como os galhos que se sobressaiam para a via”, explicou o engenheiro florestal Wellington Auzier, chefe da Divisão de Corte e Poda da Semmas.

A operação contou com o apoio de agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans). Transeuntes e moradores das imediações, que conhecem a dinâmica dos pássaros na área, aplaudiram a iniciativa. O frentista José Roberto dos Santos, 34, disse que todos os dias assiste às revoadas dos periquitos-de-asa-branca no local, geralmente no fim da tarde. “Uma medida simples que vai ajudar a salvar os pássaros”, comentou ele.


Fotos: Divulgação / Semmas



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes