Conectando o Amazonas

Projeto AMAZÔNIA EM CORO realiza cantata de Natal em Manaus

A cidade de Manaus recebe neste sábado, 15 de dezembro, a Cantata de Natal Rei dos Reis, do compositor norte-americano John Peterson.

O palco da apresentação será a Capela da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na Rua Loris Cordovil, 215, Alvorada I, às 19h, com entrada gratuita.

A Cantata, que retrata o nascimento de Jesus Cristo de acordo com os depoimentos dos Evangelhos de Mateus e Lucas, trás a narrativa musical, desde o anúncio feito pelo anjo Gabriel a jovem Maria, na cidade de Nazaré até a visita dos Magos, que foram a Jerusalém, meses depois do nascimento, levando consigo suas ofertas (ouro, incenso e mirra).

A apresentação da cantata faz parte da divulgação do Projeto AMAZÔNIA EM CORO, que é uma iniciativa do Maestro Zacarias Fernandes, que tem por objetivo a implantação de um programa cultural que venha preencher a lacuna existente na região mais importante do planeta, no que diz respeito à música, especificamente, o canto coral.

O maestro é acreano de Sena Madureira, mas reside em Manaus desde os seus 15 anos, onde desenvolve intensa atividade artística, tendo trabalhado por quase 27 anos no Teatro Amazonas, a frente do Coral daquela casa, sendo um dos fundadores do Festival Amazonas de Ópera.

Durante todo o ano de 2018, o maestro tem viajado pela região norte do Brasil, implantando o seu projeto de difusão do canto coral.

A proposta do projeto está relacionada a criação e manutenção, em caráter permanente, de grupos corais comunitários, abertos a todos os segmentos da sociedade amazônica, como instrumento de inclusão social.

O programa consiste de apresentações periódicas de concertos públicos de música coral, do desenvolvimento do canto coral comunitário em toda a amazônia e, não só isso: utilizará, na metodologia de trabalho, abordagens técnica e didática do ensino do canto, visando, além do desenvolvimento vocal dos participantes, o despertar de talentos e, quiçá, o interesse profissional.

No último dia 4 a cantata foi apresentada no Teatro Victória, na cidade de Santarém - PA, para onde retornará para mais uma apresentação no dia 25.

No último dia 11, o Teatro Universitário da UFAC recebeu o Coral Comunitário de Rio Branco, com seus 45 cantores, em nova jornada musical.

Além da apresentação deste sábado, 15, a cantata será reapresentada no dia 22, no Templo Adventista da Cidade Nova, situado na Av. Noel Nutels, 777, próximo ao Terminal 3.

Em Manaus, o Coral Comunitário conta com a participação de aproximadamente 80 cantores, que constituem o núcleo inicial do projeto, alguns já com experiência em canto e outros iniciantes, que deverão ser os multiplicadores do canto coral no Estado do Amazonas.
O espetáculo musical terá o acompanhamento ao piano do maestro Moisés Rodrigues.
A direção musical e regência será do maestro Zacarias Fernandes.

Ainda sem qualquer ajuda institucional, o maestro segue sonhando com uma parceria com as prefeituras e Governo do Estado para que o projeto seja efetivamente implantado em todo o Estado do Amazonas.



2 comentários :

  1. Para mim è uma honrra em partipipar deste projeto, è um aprendizado. gosto muito da forma como o Maestro Zacarias trabalha!

    ResponderExcluir
  2. Quando o assunto é canto coral não existe outro igual. Parabéns maestro Zacarias.

    ResponderExcluir

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes