Conectando o Amazonas

Semmas realiza formação de novos agentes ambientais voluntários

A Prefeitura de Manaus realizou na manhã deste sábado, 15/12, no Parque do Mindu, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, mais uma formação do programa Agente Ambiental Voluntário, instituído pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com a finalidade de estimular e fomentar ações voluntárias de cidadania e envolvimento comunitário no âmbito da gestão ambiental municipal. Instituído em 2017, pela Resolução 028, do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), o programa já possui 254 inscritos e um total de cinco formações já realizadas.

A resolução que cria o programa se baseia na Lei 9.608/1998 do governo federal, que criou o serviço voluntário, com a finalidade de propiciar a qualquer pessoa física ou jurídica a participação em programas de educação ambiental, proteção, preservação e conservação dos recursos naturais. Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson de Oliveira Júnior, o programa busca o envolvimento da comunidade nas questões ambientais e sobretudo ajudar a secretaria como um canal de comunicação eficiente sobre problemas relacionados à área ambiental.

"A institucionalização do programa atende a uma orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, que acredita na parceria do poder público com a sociedade civil como uma das principais ferramentas do desenvolvimento sustentável", explicou o secretário Antônio Nelson. A subsecretária Aldenira Queiroz, que fez a palestra de abertura da formação, destacou que o programa é também uma oportunidade de aprendizado para os participantes.

“Geralmente, a maior parte do público que busca aderir é formada por estudantes de áreas afins, que vêm no programa a oportunidade de ter contato com a área ambiental e aprender mais, embora qualquer pessoa que tenha o interesse de ser agente ambiental voluntário possa participar”, afirmou. A subsecretária fez uma explanação sobre a visão, missão e valores da secretaria. Em seguida, representantes de cada setor do órgão realizaram apresentações referentes às respectivas áreas de atuação.

Novas formações deverão ocorrer em 2019. Cada agente ambiental voluntário assina um termo de adesão, com validade de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Inscrita desde o início do ano, a técnica em saneamento Thalia Aparecida Santos de Andrade, 41, natural do Pará, explica que aderiu ao programa logo que chegou a Manaus. “Quando cheguei a Manaus procurei um trabalho voluntário na área de meio ambiente e tomei conhecimento do programa da Prefeitura de Manaus”, afirma, agradecendo pela oportunidade. Ao término da prestação dos serviços voluntários, o participante recebe certificado de participação no programa.


Foto: Altemar Alcântara / Semmas



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes