Conectando o Amazonas

Divisão de Serviços Médicos leva ações do “Janeiro Branco” aos fóruns e unidades descentralizas da capital

A equipe multidisciplinar da Divisão de Serviços Médicos do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) organizou uma programação especial de atendimentos como parte das atividades da campanha “Janeiro Branco”, que busca chamar atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental e que, neste ano, elegeu o tema: “Onde há saúde mental, há paz!”.

Voltada para magistrados, servidores, estagiários e colaboradores, a ação será levada a partir desta segunda-feira (14) aos fóruns e unidades descentralizadas da capital, por meio de plantões de atendimento do serviço de Psicologia e Psiquiatria. Este serviço, normalmente está disponível apenas no Setor Médico dos Fóruns Henoch Reis e do Edifício Sede.

A psicóloga Sandra Desideri, integrante da equipe multidisciplinar, explica que durante a ação será realizada a escuta clínica, orientação, triagem e encaminhamentos (para os casos que precisem de acompanhamento especializado). “O intuito dessa escuta clínica é identificar eventuais dificuldades individuais que possam estar interferindo no funcionamento emocional, orgânico, social e profissional da pessoa”, frisa a psicóloga.

Na semana passada, a equipe multidisciplinar visitou os fóruns e unidades descentralizadas apresentando aos gestores a proposta da campanha e orientando sobre o agendamento prévio para o atendimento nos plantões que serão realizados a partir desta segunda-feira.

“Fomos extremamente bem recebidos pelos diretores e juízes responsáveis, que se sentiram satisfeitos em serem lembrados pelas atividades da campanha pois, em muitos casos, estão distantes da sede e dos principais pontos de atendimento”, afirmou a psicóloga.

O atendimento, que começa pelo Fórum Mário Verçosa, em Aparecida, se estenderá até o dia 31, conforme programação que pode ser consultada nesta página. Será realizado pela equipe multidisciplinar, sempre das 8h às 14h.

Prevenção

A campanha Janeiro Branco está sendo realizada em todo o país para mobilização da sociedade em favor da saúde mental. Em uma época em que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo – segundo dados dos Ministérios da Saúde dos países e da Organização Mundial de Saúde (OMS) –, a campanha justifica-se como uma importante ação preventiva em relação a essas graves questões e, também, como ação voltada à promoção da Saúde Mental.

Entre os principais objetivos da Campanha Janeiro Branco estão: fazer do mês de janeiro o marco temporal estratégico para que as pessoas e instituições reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições; chamar a atenção para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional na vida das pessoas; aproveitar a simbologia do início do ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que têm feito para investir e garantir a Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e na vida de todos ao seu redor; contribuir para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.

Confira a programação das visitas:

14 e 15/01 (segunda e terça-feira) 
Fórum Des. Mário Verçosa

16 e 17/01 (quarta e quinta-feira)
Juizado da Infância e Juventude Infracional

18/01 (sexta-feira)
Arquivo Central

21 e 22/01 (segunda e terça-feira)
Fórum Des. Azarias Menescal de Vasconcelos

23 e 24/01 (quarta e quinta-feira)
2º Juizado Maria da Penha (Educandos)

25/01 – (sexta-feira) 
Juizados que funcionam na Nilton Lins

28 e 29 (segunda e terça-feira)
Fórum Lúcio Fonte de Rezende

30/01 (quarta-feira)
Sede do TJAM – Edifício Arnoldo Péres

31/01 (quinta-feira) 
Fórum Ministro Henoch Reis

Foto: Dora Paula/Arquivo TJAM
Arte: Pedro Batista


Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes