Conectando o Amazonas

Nova República ganha obra completa com nova ponte, recapeamento asfáltico, drenagem, dragagem

O conjunto Nova República, no Distrito Industrial II, zona Leste, está recebendo uma obra completa, com a construção de uma nova ponte, drenagem do igarapé, contenção, calçadas, meio-fio, sarjeta e asfalto. A nova passagem, que terá o nome de Raimundo Brasil Holanda, tem 14 metros de comprimento com 12 metros de largura e foi feita com vigas metálicas e concreto armado, substituindo a antiga estrutura, único acesso dos moradores do conjunto.

A obra faz parte do projeto de modernização de pontes da Prefeitura de Manaus, que já recuperou dezenas de estruturas danificadas pelo tempo e outras estão com obras em andamento. A última etapa do trabalho será o paisagismo, como início imediato.

Nesta quinta-feira, 7/2, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, acompanhou a etapa final dos trabalhos que estão sendo realizados no entorno da ponte, onde máquinas e homens executam serviços de recapeamento asfáltico, conclusão da contenção em rip-rap de uma das margens – a outra já está concluída – e dragagem do igarapé, desassoreando o leito para dar vazão correta às águas. O local também recebeu 180 metros de drenagem e 1,2 mil metros de asfalto.

“Não estamos simplesmente inaugurando uma nova ponte, que vai durar 70 anos, pelo menos. Fizemos um imenso trabalho de concretagem com rip-rap e dragando o igarapé. A antiga ponte era invadida pelas águas e hoje está em local seguro. Então, nós estamos com um trabalho que é muito completo e fico feliz, porque estamos, paulatinamente, substituindo as antigas pontes de gabião, concentrando nossos esforços naquelas que oferecem perigo maior ou perigo médio”, afirmou o prefeito. “No total, herdamos mais de 100 pontes, velhas e complicadas, merecendo ser trocadas, como essa”, completou.

Arthur também pediu um estudo imediato aos técnicos da Prefeitura de Manaus para dar uma destinação social ao novo espaço criado a partir da desativação da antiga ponte. Além do trabalho de urbanização e paisagismo, que será iniciado imediatamente, a ideia é implantar um projeto voltado para a prática de esporte e lazer no local.

Mais obras

Ainda nesta quinta-feira, o prefeito acompanhou os trabalhos realizados em mutirão na comunidade Santa Cruz, Flores, zona Centro-Sul, onde a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realiza a operação tapa-buracos em 11 ruas. No local também está sendo feita a dragagem do igarapé e, no início desta semana, a Prefeitura de Manaus desativou um lixão existente nos arredores do igarapé que, além de trazer riscos à saúde da população, também contribuía para descarregar lixo e entulho no igarapé.

“A comunidade está satisfeita, feliz e agradecida ao trabalho do prefeito Arthur Neto e de sua equipe. Tudo o que está sendo feito é maravilho e traz grandes benefícios para os moradores”, afirmou a diretora social da comunidade, Ivanilde Alves da Silva.

A comunidade Santa Cruz fica nas proximidades do conjunto Beija-Flor, que tem mais de 200 vias no cronograma de recuperação asfáltica, 40 delas já concluídas.


Fotos: Alex Pazuello / Semcom




Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes