Conectando o Amazonas

Prefeitura integra debate para redução de óbito materno infantil e fetal

A Prefeitura de Manaus participou nesta terça-feira, 5/2, da reunião ordinária do Comitê de Prevenção do Óbito Materno Infantil e Fetal (CMPOMIF), realizado na Universidade Paulista (UNIP), zona Centro-Sul da capital, onde foram analisados dados e ações adotadas nas maternidades da capital.

A presidente do Comitê, enfermeira Sonja Farias, destacou a importância do trabalho desenvolvido na verificação das principais causas de óbito materno, infantil e fetal, que podem auxiliar nas estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para evitar novos casos.

“O Comitê participa de vários grupos de visita às maternidades e de acompanhamento das avaliações de óbitos e, a partir disso, são realizadas conversas com os diretores desses locais, nas quais se faz um relato dos problemas observados, direcionando aos gestores de saúde, a fim de que eles tenham conhecimento do real cenário para poder trabalhar em mudanças”, explicou Sonja.

Para garantir ações preventivas imediatas, a Semsa trabalha com base nos indicadores que apontam os principais problemas enfrentados pelas mães, por meio do sistema de monitoramento em rede nas maternidades de Manaus. Esses indicadores também ajudam a nortear as ações do Ministério da Saúde.

Durante a reunião, foram apresentados gráficos produzidos após um estudo detalhado feito pelo CMPOMIF nas maternidades de Manaus, com dados de 2018 que indicam, ainda, altos casos de morbidade materna. Participaram membros de conselhos, comitês, representantes das maternidades pública, militar e privada, hospitais e prontos socorros, criando uma rede de acompanhamento e monitoramento às mães.

Entre as principais causas deste tipo de morbidade estão a pré-eclâmpsia, eclampsia, hemorragia, e sepsia, que é a complicação potencialmente fatal de uma infecção, também conhecida como septicemia.


Foto: José Nildo / Semsa



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes