Conectando o Amazonas

Reeducandos iniciam ano letivo na Unidade Prisional de Itacoatiara

A Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), a 269 quilômetros de Manaus, iniciou o ano letivo para os reeducandos do sistema penitenciário, na manhã desta segunda-feira (25/02). As aulas são organizadas por meio das secretarias de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e municipal de Educação (Semed) e a Umanizzare Gestão Prisional, co-gestora da unidade. A aula inaugural contou com a presença dos 25 alunos inscritos no programa de educação.

As turmas são planejadas para capacitação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), permitindo a formação nos níveis de ensino fundamental e médio para internos do regime fechado e provisório da unidade. As aulas acontecem em um posto da rede municipal de ensino, Escola José do Patrocínio, anexo à UPI.

Segundo o diretor da unidade prisional, Antônio Cordeiro, o acesso ao ensino é um dos principais incentivos para os presos. “A educação age de forma a conscientizar o interno para que ele busque conhecimentos que antes não tinha, mudando a forma de pensar e agir em sociedade”, comentou.

De acordo com o cronograma escolar, elaborado pela Base Nacional Comum Curricular, os assuntos desenvolvidos com os reeducandos envolvem conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, História, entre outras.

Remição de pena pela leitura – Na manha desta terça-feira (26/02), os internos da UPI participaram do projeto de "Remição de Pena pela Leitura", no qual professores e demais instrutores realizaram a correção das redações produzidas pelos reeducandos como atividade do projeto.

A atividade contou com a presença do juiz Saulo Góes Pinto, titular da 1ª Vara de Execuções da Comarca de Itacoatiara, que pode acompanhar e fiscalizar as atividades realizadas pela unidade prisional.




Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes