Conectando o Amazonas

Secretário Estadual de Saúde firma compromisso com o Coren-AM para realização do adequado dimensionamento de pessoal de Enfermagem

Na manhã desta terça-feira (19) o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), Sandro André juntamente com o Procurador-Geral, David Martins e a chefe do Departamento de fiscalização, Juliana Lopes, estiveram reunidos com o Secretário Estadual da Saúde, Dr. Carlos Almeida, para discutir demandas da atual situação da Enfermagem em todo o Estado.

Durante a reunião foram discutidos e esclarecidos assuntos de amplo interesse da categoria, como o dimensionamento de pessoal, condições dignas de trabalho e a diminuição da sobrecarga de trabalho dos profissionais.

Na ocasião, é importante ressaltar essa é a primeira vez que o compromisso é firmado entre Conselho de Enfermagem e a Secretaria Estadual de Saúde.

Desta forma, quem sai ganhando com a parceria são os profissionais e toda sociedade.

Segundo o presidente do Coren-AM, Sandro André, o adequado dimensionamento trará assistência segura e de qualidade a população, além de respeito e dignidade aos profissionais de Enfermagem.

O dimensionamento de pessoal, foi debatido de forma unanime durante a reunião, que inclusive, segundo o levantamento realizado pela equipe de fiscalização do Coren, coordenado pela enfermeira fiscal, Juliana Lopes, mostra que esse quantitativo está muito abaixo do ideal.

“Isso implica diretamente na qualidade da assistência ofertada a população, além de sobrecarga e desvalorização da equipe de enfermagem", complementou Juliana.

"O dimensionamento de pessoal visa suprir as necessidades de assistência, tendo como objetivo prever a quantidade de funcionários por categoria. As equipes de enfermagem sofrem diretamente com a distribuição inadequada de seus profissionais, comprometendo a qualidade do cuidado, trazendo sérios riscos a população”, explicou Sandro André.

Almeida firmou o compromisso de sanar esse déficit da Enfermagem, mas para isso, foi solicitado um levantamento nas unidades de saúde sobre a estrutura no quadro de Rt’s (responsável técnico) para identificar quais unidades estão desguarnecidas, para tomar as devidas providências.

"Com base nesse levantamento, eu posso tomar uma decisão técnica, estou tendente a buscar solução a esse problema enfrentado”, salientou Almeida.

Após debaterem e buscarem esclarecimentos à categoria, o presidente Sandro André, aproveitou a oportunidade e convidou o Secretário Carlos Almeida, para participar da I Caminhada pela Valorização da Enfermagem, que acontecerá no próximo domingo (24), na Ponta Negra.



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes