Conectando o Amazonas

Bloco do Vampirão desfila avenida do samba com bandeira da doação de sangue

“Hoje tem alegria, hoje é carnaval, sou vampirão, sou alegria, sou do bem, não sou do mal”. Esse foi o enredo deste ano do Bloco do Vampirão, coordenado pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), com a participação de órgãos estaduais de saúde. Os servidores desfilaram no Sambódromo, na zona centro-oeste, no início da noite deste sábado (02/03) chamando a atenção da população sobre a doação de sangue.

A diretora presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, puxou o bloco alertando para a importância do ato solidário, principalmente, nesta época do ano em que os estoques ficam mais baixos.

“Estamos aqui brincando, mas tratando de um assunto muito sério que são as diversas vidas que precisam de sangue nos hospitais da cidade e do interior. O Hemoam é o único banco de sangue do estado e fornece sangue seguro tanto para a rede pública como a privada”, frisou.

Nesse período festivo, o funcionamento da coleta funcionará na segunda-feira (04/03) de carnaval, das 7h às 12h, e na quarta-feira (06/03) de cinzas, das 13h até 18h. Lembrando que os doadores devem ter entre 18 e 69 anos de idade, (menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal), estar em boas condições de saúde, ter o peso acima de 50 quilos e a apresentar documento oficial com foto.

Ainda dentro das recomendações básicas, o candidato deve estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), sem ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes à doação e sem fumar por pelo menos 2 horas.

O posto de coleta da maternidade Ana Braga continua em manutenção e só retornará as atividades em abril.

Fotos: Divulgação/Hemoam




Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes