Conectando o Amazonas

Comitê de enfrentamento ao vírus H1N1 conta com representantes do Ministério Público e do Tribunal de Contas

O Comitê Intersetorial para o Enfrentamento à gripe H1N1 realizou, nesta quinta-feira (07/03), na sede do Governo do Amazonas, a terceira reunião, onde contou com a participação dos representantes do Ministério Público Estadual (MPE) e do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE) que integram o grupo técnico.

Na ocasião, a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, apresentou o cenário epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). "Estamos em plena sazonalidade da doença e, portanto, a tendência é de crescimento. No último boletim, foram 301 casos notificados, destes 69 positivos por H1N1 e 45 para Vírus Sincicial Respiratório", informou.

Rosemary informou aos novos membros do comitê o balanço das ações realizadas e as que estão em andamento. "As redes estadual e municipal da capital estão abastecidos com antiviral, com estoque estratégico reforçado pelo Ministério da Saúde (MS) para atender as unidades de saúde e está no aguardo, ainda para março, da vacina contra a influenza, para iniciar de forma antecipada a campanha de imunização do grupo prioritário, que hoje corresponde a 85% dos óbitos ocorridos por H1N1", informou.

Para o representante da Comissão de Saúde do TCE, Rodrigo Souza, é importante participar do processo para colaborar com administração pública com o sentindo as ações desenvolvidas sejam efetivas. "O TCE recebeu o convite do Governo do Amazonas para compor o comitê de forma muito positiva. Assim podemos contribuir para fortalecer e ajudar a melhorar os resultados desenvolvidos pelos órgãos.

Comitê - O Comitê Intersetorial foi instituído pelo governador do Amazonas por meio do decreto nº 40.322, de 25 de fevereiro. Fazem parte do grupo a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom), Prefeitura de Municipal de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS- AM) e Fundação de Medicina Tropical “Doutor Heitor Vieira Dourado” (FMT-HVD).

Capacitação – Nesta quinta-feira (07/03), no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), profissionais de cooperativas médicas, integrantes das gerências de maternidade, média complexidade, urgência e emergência receberam capacitação presencial de manejo clínico da Influenza ministrado pela FVS e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).


Fotos: Claudio Heitor/SECOM




Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes