Conectando o Amazonas

Doutorado Interinstitucional em Saúde Coletiva da UEA e UERJ encerra dia 27

De 25 a 29 de março, ocorrerá na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA) as últimas defesas das teses produzidas pelo programa de Doutorado Interinstitucional em Saúde Coletiva (Dinter) Capes do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) em parceria com a UEA.

Iniciando com a apresentação dos principais resultados dos quase cinco anos do convênio de cooperação técnico-científica e pedagógica entre a UEA e a UERJ, o evento proporcionará, na ocasião, que sejam discutidos pelos reitores, pró-reitores de pesquisa e coordenadores de ambas as instituições os cenários da saúde coletiva e do Dinter em Saúde Coletiva.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp/UEA), a professora doutora Maria Paula Mourão, os resultados da parceria de cinco anos entre a UEA e UERJ, através do Dinter em Saúde Coletiva, levou à qualificação de 19 novos doutores no quadro docente da universidade amazonense. “Teremos uma proposta de curso próprio de mestrado em Saúde Coletiva que a UEA apresentará a Capes ainda em 2019”, afirmou a pró-reitora.

Ela ressalta que foram formados pelo menos três novos grupos de pesquisa estruturados para desenvolver projetos e captar recursos, além de firmar ações de cooperação permanentes com o grupo do IMS/UERJ, promovendo uma melhor qualidade de serviço a ser desempenhado na graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão na UEA.

De acordo com a coordenadora local do programa, a professora doutora Samia Feitosa (UEA), este será um momento oportuno para debater temas relacionados à saúde coletiva na Amazônia. “Teremos uma mesa de debate para discutir as temáticas e abordagens das teses de doutorado defendidas, destacando os desafios e as perspectivas para a saúde coletiva na Amazônia”, destacou.

Durante a programação, no dia 27 de março, acontece o seminário de encerramento do Dinter com uma mesa de debate para analisar o itinerário formativo do programa. O evento encerra às 17h com a discussão sobre expectativa e perspectivas da pós-graduação em Saúde Coletiva da UEA, mediada pela professora da UERJ Roseni Pinheiro.

Confira a programação completa em anexo.

Foto: Joelma Sanmelo/UEA




Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes