Conectando o Amazonas

Mais de 50 mil alunos da rede municipal serão beneficiados com o programa Aula Digital da Fundação Telefônica

O programa Aula Digital da Fundação Telefônica Vivo vai ser ampliando para 265 escolas da Prefeitura de Manaus, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em 2019. Com isso, mais 50 mil alunos serão beneficiados com 71 maletas digitais e capacitações, além de 1800 educadores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. As capacitações serão realizadas no decorrer do ano e as maletas serão entregues até o final de abril às escolas contempladas.

A informação foi repassada na tarde desta terça-feira, 19/3, em reunião realizada com a secretária municipal de educação, Kátia Schweickardt, a subsecretaria de Gestão Educacional, Euzeni Trajano e técnicos de setores estratégicos da rede municipal de ensino.

A maleta digital é um recurso pedagógico em que vem instalado a plataforma Weclass, ou seja, um ambiente virtual de aprendizagem, com uma série de conteúdos pedagógicos digitais, além de um computador (notebooks), 34 tablets, mini projetor, um roteador, uma tela de projeção e os componentes para carga dos equipamentos.

O projeto Aula Digital é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, que visa facilitar o acesso à educação de qualidade para crianças em risco de vulnerabilidade social. A parceria foi firmada em 2017. No ano passado foram entregues 137 maletas.

Durante a reunião, a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, destacou a importância da parceria e uso das tecnologias no cumprimento das metas da rede municipal, principalmente a relacionada à alfabetização dos alunos da rede.

“A Telefônica Vivo entendeu o nosso comprometimento, viu o quanto nós conseguimos melhorar, avançar, ser respeitados e de fato promover um aprendizado de melhor qualidade com todas as dificuldades e desafios que temos. Eles acreditaram nisso, apostaram, trouxeram o programa de aula digital e nós abraçamos a ideia”, salientou a secretária, além de ressaltar a ampliação do projeto.

“No início trabalhamos a formação com nossos professores, mudando a mentalidade deles sobre a tecnologia em sala de aula e usando nossos telecentros. Depois começamos a receber as primeiras maletas. E agora, em 2019, vamos entregar mais 71 escolas e ampliar o programa para 265 escolas, atingindo mais 50 mil alunos. Isso prova que a Semed está mostrando que está antenada com o novo jeito de fazer educação no século 21, conforme as orientações do prefeito Arthur Neto”, completou.

A gerente de tecnologia da Semed, Aldemira Câmara, salientou que a ideia da secretaria não é simplesmente oferecer ferramentas tecnológicas, com as maletas digitais, mas fazer com que professores percebam que recursos tecnológicos, se bem utilizados, podem ser fortes aliados na educação.

"A Semed quando abraçou esse projeto viu nele um potencial muito grande para ajudar na questão da alfabetização. E hoje a ideia é qualificar o uso da tecnologia, ou seja, a secretaria não quer só entregar a maleta digital na escola, mas quer fazer o professor acreditar no potencial na tecnologia e ver esse material como ferramenta pedagógica", disse.

Já o gerente de projetos sociais da Fundação Telefônica, Rubem Paulo Saldanha, responsável por acompanhar o andamento do programa Aula Digital, incluindo o uso das maletas digitais já entregues na rede, salientou que já é possível ver resultados positivos após o trabalho feito durante a execução do projeto.

“O que a gente já percebe de diferença na rede é que os professores estão compreendendo o trabalho que está sendo feito pelos assessores pedagógicos e tecnológicos, e que muitas escolas estão conseguindo fazer o uso mais efetivo da tecnologia em sala de aula ”, afirmou, acrescentando que este ano, programa vai procurar envolver ainda mais os gestores, assessores pedagógicos, assessores tecnológicos para auxiliar no suporte e uso das ferramentas.


Foto: Cleomir Santos / Semed




Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes