Conectando o Amazonas

Mais três mil alunos de escolas da DDZ Sul farão simulado do Saeb 2019

Nesta quarta-feira, 20/3, 42 unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, da rede municipal de ensino, administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram do simulado da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova do Saeb, considerada de larga escala, é desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicada em escolas públicas de todo o Brasil com objetivo de fazer um diagnóstico da educação básica no País.

Ao todo, mais de três mil alunos de escolas localizada nas zonas Sul e Centro-Sul da cidade farão a avaliação, que será realizada pela manhã e tarde, conforme a programação de cada unidade escolar e da DDZ Sul. Na próxima segunda-feira, 25, um segundo grupo de escolas será submetido ao simulado.

No teste, constam 22 questões de múltipla escolha que abordam assuntos trabalhados pelos principais descritores da Prova Brasil de 2019. Nela, os estudantes respondem a itens de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, referentes à resolução de problemas.

A avaliação faz parte de um cronograma pedagógico, elaborado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, voltado à preparação dos alunos para Prova Brasil, realizado no decorrer de 2019, em todas as escolas da DDZ Sul. O exame tem o objetivo de preparar os alunos para avaliações complexas que necessitam de habilidades e competências, principalmente nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, como é o caso da Prova Brasil que será realizada este ano para alunos do 5º ano do ensino fundamental.

“A escola faz no seu dia a dia diversas atividades para preparar seus alunos para a Prova Brasil e a Divisão Sul, em parceria com seus assessores pedagógicos procura fazer um trabalho de sugestão de intervenção para que os alunos possam de fato estar mais preparados. Isso quer dizer que essa prova faz parte de uma sequência de atividades promovidas pela DDZ Sul, em parceria com gestores, professores e pedagogos para que alunos estejam preparados até a aplicação da Prova Brasil”, destacou o gerente pedagógico da DDZ Sul, Anderson Rodrigues.

Melhorias

Nesta quarta-feira, o primeiro dia do simulado foi aplicado em 21 unidades de ensino. Uma das unidades foi a Escola Municipal Sérgio Pessoa Figueiredo, localizada no bairro Presidente Vargas, zona Centro-Sul, que foi destaque no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por ter elevado a nota 4.6 para 7.1 nos anos iniciais.

Para a gestora da escola, Regeane Chaves, o simulado ajuda as unidades a identificarem em que precisam melhorar em relação à preparação de seus alunos para a Prova Brasil.

“É muito importante que os alunos comecem esse processo de conscientização sobre a avaliação que farão no fim do ano, a Prova Brasil. É importante também para ajudar as escolas sinalizarem os indicadores que precisam melhorar e o trabalho feito em sala de aula com os descritores da Prova Brasil. Enfim, a avaliação nos ajuda a visualizar de forma real como os nossos alunos estão e o quanto a escola pode melhorar”, enfatizou.

Avaliação

Teve aluno que tirou de letra e disse que o simulado não estava tão difícil quanto imaginava. Esse foi o caso de Bianca Pond da Silva, 10 anos, do 5º ano, que enfatizou que estava muito tranquila durante a avaliação.

"Eu achei a prova fácil e leve. Até consegui fazer a prova tranquila e acredito que me saí bem", destacou.

Para Ingrid Matos Nascimento, de 12 anos, também do 5º ano, a ideia agora é sanar as dificuldades vistas nessa avaliação para obter um resultado ainda melhor na Prova Brasil. "Eu não fiz essa prova por fazer. Quis realmente testar meus conhecimentos. Agora é rever os erros e me preparar mais para a Prova Brasil", pontuou.

Depois do período de avaliação a DDZ Sul fará uma análise minuciosa em cima dos resultados de cada escola e aluno, e em seguida dará uma devolutiva para unidades, sinalizando, por exemplo, determinados conteúdos que precisam ser mais trabalhadas em sala de aula, focando no êxito dos alunos na Prova Brasil.


Foto: Cleomir Santos / Semed



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes