Conectando o Amazonas

Mulheres empreendedoras investem em loja colaborativa

Em tempos de crise na economia e da diminuição de ofertas no mercado de trabalho, a busca por oportunidades de renda traz uma nova forma de empreender, estamos falando da loja colaborativa. Um formato de negócios em que empreendedores de diversos segmentos se unem para divulgar e comercializar seus produtos e serviços. A loja colaborativa funciona em um espaço físico coletivo que proporciona a vantagem de ter uma loja física com um baixo investimento, já que todas as despesas como aluguel, energia e internet são divididas entre os colaboradores.

Em Manaus, um grupo de mulheres e mães empreendedoras aderiu a esse modelo de negócio criando o Espaco Mamativa, uma loja colaborativa voltada para comercialização de produtos materno e infantil.

Iniciada em 2018, com cinco mães, hoje o espaço conta com 17 mulheres empreendedoras que trabalham com roupas infantis, produtos naturais e importados, pijamas, laços, acessórios, artesanato, feltro, crochê, fraldas ecológicas e muito mais. A loja colaborativa possibilita a aquisição de produtos diferenciados da chamada economia criativa num só local. “O Mamativa nasceu de uma conversa entre mães para oferecer produtos que facilitassem o dia a dia nos cuidados com os bebês. Iniciamos com produtos específicos como sling, colar de âmbar, produtos artesanais, e hoje temos uma variedade enorme de produtos que nos permite atender um público maior.”, afirmou Gabriela Macedo, sócia empreendedora do Espaço.

A diversidade entre elas determina o dia a dia da loja, algumas são mães em tempo integral, outras unem os cuidados da família com o trabalho fora de casa e, ainda, as que estão tentando um reposicionamento profissional, mas todas com um único objetivo: empreender e ter uma renda extra.

A jornalista, Luciana Dias, fora do mercado de trabalho desde outubro passado, viu na loja colaborativa uma forma de recomeçar. “Eu conheci o Espaço através da internet e vi ali uma forma de tornar a Cata Sonhos, loja virtual de pijamas, em uma loja física. E tem sido uma experiência incrível poder me dedicar à loja e voltar ao mercado. Na Mamativa dividimos não só os custos, mas nossos sonhos e desejos de sermos bem-sucedidas enquanto fazemos do Espaço um lugar cada vez mais conhecido e frequentado”, concluiu.

Na internet, o @espacomamativa conquista novos clientes a cada dia. Além da loja física, localizada na Rua João Alfredo, 787, São Geraldo, há um grande engajamento para divulgação virtual dos produtos da loja, pois muitos clientes fazem compra através das redes sociais, já que a loja também tem o serviço de entrega à domicílio.

E é assim, através da loja colaborativa, que mulheres modernas driblam as dificuldades, buscam seu espaço no mercado de trabalho e se unem em uma rede de apoio mútuo em busca da realização de seus sonhos. Quando uma mulher empreende e conquista sua independência financeira, ela consegue sua realização pessoal e profissional e passa a se sentir mais segura e satisfeita com ela e com sua família.




Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes