Conectando o Amazonas

PGE-AM dá posse a novos procuradores do Estado na próxima quarta-feira (20)

A equipe de procuradores da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) vai ser ampliada, ainda neste mês, com a posse de dois novos reforços. Os advogados Mateus Severiano da Costa, 26, e Henri Dhouglas Ramalho, 28, vão ser empossados no cargo de procuradores do Estado, na próxima quarta-feira (20/03), às 11h30, no auditório da PGE-AM (rua Emílio Moreira, nº 1.308, Praça 14 de Janeiro, zona sul).

Além dos procuradores da própria PGE-AM, o evento contará, também, com a participação de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Amazonas, dentre outros convidados. “Com a posse dos novos procuradores, a PGE-AM ganhará reforço em toda a equipe que atua em defesa dos interesses do Estado, dando mais celeridade aos processos”, afirmou o procurador-geral do Estado, Alberto Bezerra de Melo.

Com a posse de Mateus Severiano e Henri Dhouglas – ambos aprovados no concurso público realizado em 2016 -, a PGE-AM passará a ter em seu quadro profissional 93 procuradores do Estado ativos. Além deles, há outros 27 procuradores inativos.

O procurador é um advogado que representa o Estado, judicial ou extrajudicialmente. Ele atua na elaboração de defesas e presta assessoria jurídica a todas às atividades do Estado, avaliando se todos os procedimentos estão de acordo com a legislação.

Biografia - O amazonense Mateus Severiano da Costa, 26, nasceu em Manaus, onde obteve a graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e também a especialização em Direito Administrativo. Ele começou a carreira como estagiário na 2ª Vara Criminal da Justiça Federal do Estado do Amazonas.

Mateus foi também servidor efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ocupando o primeiro cargo público aos 20 anos de idade. No TJAM, ele atuou na 3ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes. Em seguida, ele trabalhou como procurador do Estado do Mato Grosso, atuando, também, junto à Subprocuradoria-Geral de Aquisições e Contratos.

Mateus participou, ainda, da coordenação das atividades da unidade setorial da Procuradoria dentro da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso. “Ser advogado público é defender a cidadania, a justiça e o Estado, combatendo as indevidas patologias administrativas. Busca-se, sempre, entregar resultados juridicamente viáveis em parceria com os gestores públicos. Ter a oportunidade de defender o patrimônio do meu Estado de origem é uma honra e, com este senso de gratidão, buscarei entregar meus melhores préstimos ao cidadão e ao Estado do Amazonas”, afirmou o amazonense.

Nascido em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, Henri Dhouglas Ramalho, 28, é graduado em Direito desde 2013, pela Universidade São Francisco (SP). Especialista em Direito Público pela faculdade Damásio de Jesus (SP), ele já exerceu o cargo de procurador do município de Bragança Paulista entre 2014 e 2018.

Também ocupou, em 2017, o cargo de secretário municipal de Assuntos Jurídicos e ainda exerceu o cargo de procurador do município de São José dos Campos (SP), entre 2018 e 2019. Para Henri Dhouglas, a posse no cargo de procurador representa a realização de um sonho pessoal. “Espero poder contribuir, com muita dedicação e empenho, ao lado de colegas que colocaram a Procuradoria Geral do Estado em posição de referência nacional, na representação do Amazonas”, declarou.


Foto: Arquivo Pessoal




Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes