Conectando o Amazonas

Prefeito em exercício Marcos Rotta coloca mais mil servidores de plantão durante o Carnaval para garantir serviços à população

Mais de mil servidores municipais estarão de plantão, a partir da noite desta sexta-feira, 1º de março, para garantir serviços à população durante o Carnaval. Trânsito, transporte, limpeza pública, saúde e mesmo obras essenciais estarão sendo executadas para que a população possa desfrutar das festas ou mesmo de um tranquilo feriado. Nesta manhã, o prefeito em exercício, Marcos Rotta, se reuniu com os secretários para fazer o alinhamento das ações.

“Fizemos a reunião com os vários órgãos que estão direta ou indiretamente envolvidos com as ações para essa semana do Carnaval. Teremos mais de mil servidores atuando em diversas frentes. A orientação do prefeito é para que tenhamos o máximo grau de respeito e responsabilidade com aqueles que vão participar das bandas, dos blocos, dos desfiles no sambódromo e também com aqueles que não vão participar do Carnaval. A prestação do serviço público tem que estar nessa linha: atenta e vigilante”, disse o prefeito em exercício.

Até a Terça-feira Gorda de Carnaval, 5/3, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) coordena o fluxo de veículos no entorno do Sambódromo. Agentes de trânsito vão atuar na fiscalização, controle e ordenamento de veículos e pedestres para garantir a segurança e fluidez nas vias. Além disso, o Manaustrans realizará orientações com mensagens educativas que serão distribuídas ao público no sábado, 2/3, a partir das 18h.

“Nós vamos atuar com 250 agentes de trânsito nesse período não só no sambódromo e no entorno, mais para todas as bandas e blocos que estão acontecendo em Manaus. A nossa missão é dar segurança para quem vai curtir as festas, para os moradores e para quem vai trafegar no entorno”, explicou o diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Pinto.

Para os dias de desfile, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) vai atuar com 30 servidores nas áreas de interesse e organizou um sistema diferenciado, a partir de demandas específicas, para atender o sambódromo. “É um planejamento diferenciado. Por exemplo, no horário de encerramento das escolas da zona Sul, serão disponibilizados os ônibus que se destinarão a essa zona, para atender os torcedores dessas agremiações que normalmente se retiram do sambódromo após o desfile de sua escola”, explicou o superintendente da SMTU Franklildes Ribeiro.

Também para o sábado, linhas do transporte coletivo serão reforçadas até às 4h da manhã de domingo, 3/3, durante o desfile das escolas de samba do grupo especial de Manaus. As linhas normais que saem do Centro e as alimentadoras, que partem dos Terminais de Integração, também terão o horário de atendimento ampliado com a realização de mais uma viagem após da 0h. Assim, durante e após os desfiles, a população contará com opções de transporte coletivo para todas as zonas da cidade e para os cinco Terminais de Integração.

Além da frota que ficará em circulação, dez coletivos reservas servirão de apoio à operação. Os ônibus ficarão estacionados na rua da Maromba, bairro Chapada, e serão colocados para atender as linhas de acordo com a demanda. Os coletivos estarão com a placa “Sambódromo” afixada no para-brisa.

Com a interdição das avenidas Pedro Teixeira, do Samba e Lóris Cordovil, os ônibus que passam por essas vias seguirão um itinerário alternativo, utilizando como principais opções de desvio as avenidas Darcy Vargas e Desembargador João Machado.

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) colocará 120 garis trabalhando durante os desfiles. O ‘bloco da limpeza’, como já é conhecido o grupo da Semulsp, entrará após a passagem de cada escola de samba, limpando o local para a entrada da próxima agremiação.

“No domingo, pela manhã, teremos 150 pessoas fazendo a varredura, com equipamentos, máquinas e coletores, para deixar aquele quadrilátero do Centro de Convenções bem limpo”, disse o subsecretário de Limpeza Pública, José Rebouças. Ele explicou, ainda, que desde o ano passado houve um acerto com as escolas de samba para a retirada imediata dos resíduos deixado nas vias após o desfile. “Todas elas já entram com seus equipamentos e seus carros para dentro de seus galpões. Ainda temos dificuldades com as escolas que não têm galpão, mas a Agesma junto com a SEC já se responsabilizaram pela retirada em 24h”, afirmou.

Outros serviços serão mantidos em regime de plantão, como o atendimento em unidades básicas de saúde, que terá a reação divulgada ainda hoje, plantão para obras emergenciais, campanhas preventivas de saúde e ação social, entre outras atividades que integram o planejamento da prefeitura para o período.


Fotos: Alexandre Fonseca




Postar um comentário

TV Caprichoso - Ensaio Show 20 Anos de Troup

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes