Conectando o Amazonas

Procon Manaus divulga lista das empresas mais reclamadas

Em entrevista coletiva concedida na tarde desta terça-feira, 26/3, o ouvidor geral do Município e coordenador do Procon Manaus, Rodrigo Guedes, divulgou o ranking das empresas que tiveram mais reclamações no órgão de proteção ao consumidor no ano de 2018. A empresa Amazonas Distribuidora de Energia foi a primeira, com 937 aberturas de reclamações, seguida da empresa Águas de Manaus, com 738 casos.

Empresas de telefonia aparecem também no topo das reclamações dos consumidores manauaras. Dentre as reclamações recebidas pelo Procon Manaus, a Empresa Telefônica Brasil S.A. Vivo é a que lidera o ranking negativo. Com relação aos bancos, a Caixa Econômica Federal e o Banco Bradesco são os mais reclamados.

Segundo Rodrigo Guedes, a lista não foi surpresa porque retrata o dia a dia do Procon Manaus. “Em nossas audiências de conciliação a grande maioria dos casos é relativo a essas empresas. Os três primeiros lugares são os que mais registraram reclamações abertas e os que mais tivemos audiências de conciliação e processos judiciais ingressados em favor do consumidor”, disse.

A maior parte das reclamações atendidas no Procon Manaus são de contestação de dívidas, cobrança indevida, repetição de débito e renegociação de débitos. “Os consumidores procuram o Procon, principalmente, para contestação de fatura e para renegociação de débitos e cobrança de serviços não contratados. Muitas vezes, os clientes reconhecem suas faturas, mas pedem apoio do Procon para intermediar a renegociação”, continuou Guedes.

O índice de resolução dos casos que chegam ao Procon municipal é altíssimo. “Resolvemos no Procon cerca de 80% dos casos, sem a necessidade de judicializar. Trabalhamos para resolver num prazo curto para evitar que o judiciário fique abarrotado e os processos não andem”, comentou o coordenador do órgão.

Como sugestão às empresas, Rodrigo Guedes disse que busquem melhorar seu relacionamento com os clientes. “As empresas precisam melhorar seus canais de atendimento, seja pelo Serviço de Atendimento ao Cliente, o SAC, pelos Call Centers ou até mesmo nas redes sociais, para tentar resolver as questões antes que elas precisem chegar aos órgãos de proteção ao consumidor. Algumas empresas já avançaram bastante nisso, mas, infelizmente, outras ainda estão engatinhando”, avaliou.

Caso o consumidor se sinta lesado, ou tenha passado por alguma situação em que se sentiu prejudicado, deve realizar a reclamação por meio do telefone 0800 092 0111, pelo WhatsApp 98842-3030 ou na sede do Procon, na rua Afonso Pena, 38, Praça 14 de Janeiro, zona Sul.

Ranking de reclamações / Procon Manaus 2018

1. Amazonas Energia - 937
2. Águas de Manaus - 738
3. Net Serviços (Claro Combo) - 309
4. Telemar Norte/ Leste - 245
5. Telefônica Brasil - Vivo - 229
6. Benchimol Irmãos & Cia - 207
7. Amazon Cell Comércio - 166
8. Banco Bradesco - 132
9. Tim Celular - 131
10. Carrefour - 124
11. Sky Brasil - 116
12. Caixa Econômica Federal - 110
13. Motorola Mobility Ltda - 108
14. Samsung Eletrônica - 98
15. ICS Informática, Celulares e Serviços – 98



Foto: Nathalie Brasil / Semcom



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes