Conectando o Amazonas

Sejel e SEC levam teatro aos jovens de Manaus

A Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), realizou, nesta quarta-feira (20/03), data em que se comemora o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, a ação “Leve o Teatro Até a Juventude”.

Na ação, os jovens das escolas estaduais Francisca Botinelly Cunha e Silva e Professora Alda Barata assistiram um espetáculo teatral, participaram de oficinas de teatro no auditório da Vila Olímpica, além de uma gincana esportiva e um aulão de ritmos na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira.

Ação contou ainda com o apoio da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

“O teatro é uma atividade lúdica, então foi uma ótima oportunidade unirmos o teatro e a juventude em um dia que comemoramos esse direcionamento que é de suma importância para os jovens”, disse o titular da Sejel, Caio André.

Mais de 200 adolescentes participaram das atividades deste dia voltado ao teatro e a juventude. A companhia de teatro “Língua de Trapo” foi a responsável pelo espetáculo que tratou de um tema “bullying”, que é um assunto tão moderno e que deve ser debatido entre os jovens. Modalidades como basquete, futsal, tênis de mesa, queimada e cabo-de-guerra foram praticados pelos jovens que adoraram a programação.

“É muito bom realizar atividades fora da escola. Eu já tinha assistido teatro, mas o de hoje foi muito divertido. Também gostei dos esportes, inclusive fui campeão no cabo-de-guerra” disse Caio Silva, 14, estudante do 9º ano da Escola do Francisca Botinelly.

De acordo com o secretário adjunto de Juventude da Sejel, Adérito Costa, essa é a primeira das inúmeras ações que a secretaria irá realizar para atender aos jovens e adolescente.

“Nós temos o dever de assistir os nossos jovens, e aproveitamos este dia tão especial, que une a cultura e a juventude, para darmos o passo inicial de tantos outros eventos que iremos realizar para esse público. Foi uma ótima parceria entre as secretarias, mas foi ainda melhor a participação das escolas, e que devemos ressaltar que elas podem contar com a nossa pasta”, ressaltou.

O chefe de Departamento de Juventude, Ferdevaldo Costa, ressaltou que, programas como esse, em parcerias com as secretarias e que beneficiam a população jovem, chegarão também aos municípios do interior.

“Esse é um projeto piloto que deu certo. Trouxemos as escolas das imediações da Vila, mas deu tudo certo. A partir de então, continuaremos as parcerias e vamos levar essas atividades a todo o estado, mesmo nos municípios mais longínquos”, informou.


Foto: Mauro Neto/SEJEL




Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes