Conectando o Amazonas

Cetam/Urucurituba desenvolve experimento de fonte de energia

As turmas do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) estão apresentando seus trabalhos práticos por todo o interior do estado. Um dos exemplos, é a turma do curso Técnico em Eletrotécnica, do município de Urucurituba. Aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas, no componente curricular de conversão de energia, os alunos desenvolveram uma fonte de energia convertida por meio da biomassa, com queima de resíduos (carvão vegetal e madeira).

Todo o projeto foi montado com materiais reciclados, simples, facilmente encontrados: canudo, leds, bateria, limão, canudo, além de uma chaleira para demonstrarem a caldeira.

Os alunos Ricardo Praia e Jarder Gama fizeram questão de detalhar o princípio do experimento. “O limão é rico em ácido ascórbico e ácido cítrico. Ele possui água. Água e ácido produzem íons em solução e, por mais fracos que esses ácidos sejam, são solúveis. E os íons têm movimento, conduzindo, assim, corrente elétrica suficiente para acender uma lâmpada de pequena voltagem. Uma fonte renovável e fácil de produzir com poucos recursos”, explicaram.

A professora Juliane Maquiné, instrutora do Cetam, destaca a importância dessas práticas para a formação dos discentes e também o novo ânimo e motivação que os contagia após os trabalhos. “Esse desafio serviu de motivação para eles. Renovou e aumentou a vontade por aprender mais, pelas aulas e pelo curso. Ficaram realmente muito motivados”.


Foto: Divulgação/CETAM




Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes