Conectando o Amazonas

Ouvidoria Itinerante atendeu lideranças comunitárias no interior do Amazonas

A ação Ouvidoria Itinerante chegou ao interior do Estado para ouvir as problemáticas sociais apresentadas pela população. O objetivo é intermediar e buscar soluções às demandas junto aos Órgãos Estaduais competentes. As ações iniciaram nas cidades de Iranduba e Manacapuru, na quinta-feira (11/4). A ação é promovida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Iranduba (distante 37 quilômetros de Manaus) foi o primeiro município a receber a visita da equipe da Ouvidoria Itinerante. A reunião aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), pela manhã.

Além da Subcontroladoria-Geral de Ouvidoria da CGE, a reunião contou com a parceria da Ouvidoria-Geral do Sistema de Segurança Pública do Estado, o que possibilitou o encaminhamento imediato das demandas relacionadas à área da segurança. Entre os problemas pontuados pelos moradores está o elevado índice de criminalidade e a falta de oportunidade de emprego.

O Subcontrolador-Geral de Ouvidoria, Rogério de Sá Nogueira, explicou que a CGE concentra esforços em aproximar o cidadão ao Governo do Estado, escutando do próprio usuário dos serviços públicos as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Ele ressalta que a CGE cobrará providências de cada órgão quanto ao que for demandado.

“O trabalho de escuta nos municípios servirá para subsidiar o planejamento governamental para os próximos anos. Nosso próximo passo será a análise e encaminhamento aos órgãos estaduais para que possam resolver o que foi registrado”, informou.

Ouvidoria em Manacapuru – Ainda na quinta-feira, à noite, a Ouvidoria Itinerante atendeu aos cidadãos de Manacapuru (distante 87 quilômetros de Manaus). A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Produtores Rurais. Representantes de associações, entidades e lideranças comunitárias puderam expressar seus anseios e sugerir melhorias aos serviços prestados pelo Governo do Estado.
Foram levantados pela comunidade ainda questões como melhorias das estruturas portuária e rodoviária; reforço às áreas da saúde e da segurança; construção de escola agrotécnica; criação de cursos voltados à produção agrícola e regularização fundiária.

Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manacapuru, Ricardo Ferreira do Nascimento, a atitude do Governo do Estado de presenciar de perto os problemas dos municípios transmite aos moradores esperança de melhorias à comunidade.

“É importante que o Governo do Estado conheça a realidade do nosso município. É a primeira vez que recebemos uma equipe disposta a ouvir e ajudar o município apresentando nossas demandas. Acreditamos que seremos atendidos”.




Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes