Conectando o Amazonas

Sejel investe em atletas de powerlifting e garante participação em evento internacional

Em uma competição que conta com a participação de atletas de diversos países como Paquistão, Rússia, Venezuela, Colômbia, Turquia, Uruguai, Uzbequistão e com a presença do próprio Arnold Schwazenegger, o Amazonas está representado por três atletas de powerlifting (esportes de força) no “Arnold Classic Festival América do Sul”. Abel Alves, Caio Alves e Arquimedes Lasmar, dois acima dos 50 anos e um na categoria sênior. Eles foram atendidos pelo governo do Amazonas por meio da Secretaria de Esportes Juventude e Lazer (Sejel), com as passagens para a competição.

“O que mais nos motivou a ajudá-los foi o exemplo. Pessoas com mais de 50 anos, com uma disposição física e força incríveis. Eles são exemplo para os mais jovens. Foram atletas na juventude, em um período bem mais difícil para ser atleta e hoje mostram os resultados para toda a sociedade, que é a qualidade de vida”, disse o secretário Caio André Oliveira.

O “Arnold Classic Festival América do Sul”, foi idealizado para ser o maior evento multiesportivo indoor do país em 2019 e  sendo realizado no Transamérica Expocenter, em São Paulo. A maior parte das modalidades disputadas fazem parte dos Jogos Olímpicos, o que aumenta mais ainda a motivação para quem participa. Os amazonenses embarcaram na noite de quinta-feira (11/4) e gravaram um vídeo em agradecimento pela colaboração da Sejel.

“Passamos um ano nas trevas, sem nem mesmo sermos atendidos na Sejel. Então temos que agradecer a essa gestão do governo Wilson Lima e secretário Caio André. Eles se preocupam de verdade com o esporte em todos os níveis”, destaca Arquimedes Lasmar, presidente da Federação Amazonense de PowerLifting (Esportes de força).

O grande encontro multiesportivo começou na sexta-feira (12/4) e vai até domingo (14/4). O Amazonas, como participa das categorias menos badaladas, não deve subir no palco principal, mas trará para o estado o aprendizado nas oficinas oferecidas aos participantes, além do conhecimento das novas tecnologias desenvolvidas para os esportes de força.

“Com certeza a nossa participação garante lucro para o nosso Estado, porque voltamos mais preparados para orientar os atletas mais jovens e administrar de forma mais eficiente a nossa modalidade. Nosso muito obrigado ao governo do Amazonas por essa oportunidade”, finalizou Abel Alves.

O powerlifting é um esporte de força, cujo objetivo do atleta é levantar o maior peso possível em cada um dos diversos movimentos: agachamento, supino e o levantamento terra (peso morto). Este desporto tem estado em constante evolução, tanto em relação às técnicas aplicadas, quanto no uso de equipamentos que permitem que os atletas efetuem o levantamento de pesos cada vez maiores. É praticado, principalmente, por atletas de competição e não deve ser experimentado por iniciantes de musculação. A Federação Amazonense é presidida por Arquimedes Lasmar.

Fotos: Divulgação/Sejel




Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes