Conectando o Amazonas

Sejel realiza primeira reunião para reativação das atividades do Cejam

As ações visando a reativação, organização e funcionamento do Conselho Estadual de Juventude do Amazonas (Cejam), determinada pelo governador Wilson Lima, foram iniciadas nesta sexta-feira (5/4), pela Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), no auditório da Vila Olímpica de Manaus, com a presença de representantes de diversos movimentos juvenis e da Assembleia Legislativa do Amazonas.

“O Amazonas não poderia ter desativado o Conselho da Juventude. Nosso governo sabe da importância dessa ferramenta política para a nossa sociedade, e nossa secretaria está empenhada para reativa-lo, depois de cinco anos de inatividade”, disse Aderito Penafort Junior, Secretário Adjunto de Juventude da Sejel.

A primeira reunião, avaliada como positiva, foi apenas o “pontapé inicial” de um jogo permanente, com a participação dos jovens. As próximas reuniões serão específicas entre a secretaria e os diversos segmentos da sociedade civil. “A nossa expectativa foi alcançada. Agora é definir os representantes de cada setor da sociedade dentro desse conselho, e transformar em política de estado todas as demandas levantadas pelos conselheiros que forem eleitos”, destacou Aderito.

O representante da Articulação Brasileira de Jovens LGBT, Henrique Fernandez, ressaltou a necessidade de políticas específicas para os jovens. “Esperamos que este conselho venha discutir e suprir as necessidades que são mais latentes. Nosso maior desafio hoje é a manutenção do jovem no mercado de trabalho, da mesma forma estão o estabelecimento de políticas públicas adequadas e a criação de condições para que eles permaneçam trabalhando”, explicou.

Legado – Para Michele Andrews, da organização cultural Coletivo Difusão, trabalhar a reativação do Cejam de forma participativa é importante para que se torne um legado. “Participar de uma reunião como esta, que trabalha a reativação de forma acelerada e participativa, é importantíssimo. Nesse momento, precisamos colocar em prática um plano estadual de juventude, ouvindo as demandas e fazendo com que isso se torne um legado nesse novo governo, pois isso irá ajudar os jovens como um todo”, afirmou.

Cejam – O Conselho Estadual de Juventude do Amazonas (Cejam) foi criado pelo Decreto n° 28.425, de 17 de março de 2009. Ele dispõe sobre a organização, a competência e as diretrizes de funcionamento do Cejam. É um órgão colegiado, consultivo, normativo, e deliberativo, integrante da Sejel.

Fotos: Divulgação / Sejel




Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes