Conectando o Amazonas

Susam abre cinco leitos de UTI no Instituto da Criança do Amazonas

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) reabre, nesta sexta-feira (05/04), cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Instituto da Criança do Amazonas (Icam). Com a ampliação, o hospital passará a contar com 22 leitos de UTI e quatro de Unidade Semi-Intensiva.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, o governo está reestruturando as unidades de saúde e aumentando o número de leitos para ampliar a capacidade de atendimentos dos hospitais e maternidades e ajudar a desafogar prontos-socorros.

“A ampliação de leitos foi possível graças à reestruturação de uma enfermaria na unidade e à aquisição de novos equipamentos. Já reativamos 15 leitos de UTI neonatal na maternidade Ana Braga e estamos abrindo mais 50 no Hospital da Zona Norte (Delphina Aziz)”, disse.

Reforço - A diretora do Icam, enfermeira Alessandra dos Santos, conta que, como a unidade é referência em cirurgia neonatal, a demanda no hospital é grande e os novos leitos serão um reforço no serviço. No momento, o Icam também disponibiliza à rede leitos de retaguarda para isolamentos de crianças com H1N1 que precisam de internação.

“Damos suporte aos prontos-socorros infantis das zonas sul, oeste e leste, e para as maternidades. Por isso, os leitos de UTI do hospital estão sempre ocupados. Abrir novos leitos é uma grande conquista para a unidade e para a rede como um todo”, observa Alessandra.

Reengenharia - Segundo a diretora, para garantir os novos leitos de UTI, foi necessária uma reengenharia dos espaços internos do Icam. “Iniciamos esse trabalho no mês de fevereiro, fazendo toda uma reengenharia do espaço. Uma enfermaria foi transformada em uma Unidade Semi-Intensiva e esta última abriu espaço para os cinco leitos de UTI, que estão sendo equipadas com aparelhos adquiridos pela Susam”, explica.

Referência - Localizado na rua Codajás, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, o Icam é referência no atendimento de crianças com má formação congênita, oferecendo cirurgias neonatais e consultas ambulatoriais em cardiologia pediátrica. Como unidade de internação, boa parte dos pacientes do hospital é oriunda de maternidades.

“Além de crianças de prontos-socorros e maternidades de Manaus, recebemos também pacientes de vários estados vizinhos, como Acre, Roraima e Pará”, conta a diretora do hospital.




Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes