Conectando o Amazonas

Fapeam realiza oficina do PCE para professores da Semed Manaus

A segunda oficina preparatória para elaboração de projetos do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) foi realizada neste sábado (11/05) para professores de escolas municipais de Manaus. A capacitação ocorreu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), bairro Adrianópolis, zona centro-sul.

Seguindo o mesmo formato apresentado no Centro de Mídias da Seduc-AM, na sexta-feira (10/05), a oficina ministrada pela professora Maria Fulgência Bandeira, em conjunto com a professora Geisy Rebouças, orientou os professores com assuntos relacionados ao edital do PCE, que recebe propostas até o dia 29 de maio.

Na oficina, foi abordado como montar e executar um projeto de pesquisa, como submeter propostas ao programa, por meio do sistema da Fapeam, critérios usados para seleção e avaliação, compromissos do coordenador e bolsista, entre outros temas.

O coordenador institucional do PCE pela Semed Manaus, Romualdo Barros, disse que a oficina é uma oportunidade para professores se preparem, bem como conhecer o programa e os pontos do edital, possibilitando a melhoria na submissão de projetos.

Visão dos professores - A professora Sueli Nascimento, da Escola Municipal Aribaldina de Lima Brito, no bairro Val Paraíso, na zona Leste de Manaus, informou que nunca fez e executou um projeto de pesquisa. Essa será a primeira vez que ela vai submeter projeto ao PCE.

“Os professores que querem participar pela primeira vez do PCE têm várias dúvidas. A gente precisava dessa oficina para poder ter mais segurança na hora de elaborar o projeto”, disse.

A professora Nilze Albuquerque, da Escola Municipal Ulisses Guimarães, bairro Amazonino Mendes, zona leste da cidade, conta que ficou interessada em participar do PCE desde quando surgiu o convite na escola. A partir disso, buscou saber mais sobre programa e participou da oficina para esclarecer as dúvidas.

“Eu vi professores desenvolverem projetos do PCE e sempre gostava de assistir a apresentação dos alunos nas oficinas práticas. O que observei é que esses alunos evoluíram e retornaram à escola para contar o que estão fazendo. Eu como professora de matemática almejo isso para meus alunos, essa capacidade de fazer pesquisa. Então, aprendendo a desenvolver o projeto do PCE terei como direcionar os estudantes. Por isso meu interesse hoje na oficina”, contou.

A próxima oficina será realizada no dia 17 deste mês para professores de escolas estaduais de Manaus, no Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (Cepan) da Seduc-AM, no bairro Japiim II, zona sul de Manaus.

PCE - Desenvolvido pela Fapeam, em parceria com a Seduc-AM e Semed, o programa tem como objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos entre os estudantes de ensino público, bem como contribuir para o processo de formação continuada dos professores.

O PCE apoia a participação de professores do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Atendimento Educacional Específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus.

Acesse o edital do Programa Ciência na Escola
http://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-0032019/


Foto: Barbara Brito/FAPEAM




Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes