Conectando o Amazonas

Workshop sobre concurso-prêmio do sauim-de-manaus obtém reconhecimento do Ministério Público

A Prefeitura de Manaus realizou na manhã desta quarta-feira, 8/5, o workshop sobre o concurso-prêmio Identidade Visual do Sauim-de-Manaus, com a finalidade de tirar dúvidas dos interessados em participar do certame, que escolherá a proposta visual da mascote sauim-de-manaus, com premiação de R$ 10 mil para o ganhador. Esta é a terceira edição do concurso.

O workshop, que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), na Vila da Prata, zona Oeste, foi aberto e teve o pronunciamento, em vídeo, do procurador da República, do Ministério Público Federal (MPF-AM), Leonardo Galiano, que reconheceu a importância do evento como oportunidade de expor as regras do concurso e viabilizar a seleção de uma proposta compatível com a relevância da causa da preservação da espécie.

O workshop contou, no total, com 27 participantes, e entre os presentes estavam estudantes e profissionais da área de Design e Comunicação Visual, além dos candidatos inscritos nas edições passadas, que poderão apresentar novas propostas.

O evento abordou os temas “Introdução - Objetivo do Concurso-Prêmio”, “Documentação Técnica – Exigências e Pré-requisitos” e “Conteúdo Criativo – Aspectos do Processo Criativo”, tendo como palestrantes, respectivamente, o diretor de Mudanças Climáticas e Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, a diretora de Administração e Finanças, Renata Bezerra, e a designer Cristhiany Santos. Os participantes parabenizaram a iniciativa por terem conseguido elucidar dúvidas quanto às exigências documentais.

Compromisso

O designer amazonense Wilton Borges da Silva, 54, considerou excelente a iniciativa. Ele participa pela segunda vez do edital e ressaltou a seriedade com que vem sendo tratado o concurso. “O mais importante é ver que o concurso-prêmio está buscando a participação da sociedade, por ser aberto e voltado à população. Valeu muito a pena participar do workshop porque foi possível tirar dúvidas, principalmente com relação aos documentos exigidos”, afirmou Wilton.

Galiano destacou que, em grande parte, a falta de ganhadores nos dois editais anteriores se deu pela inobservância da exigência de documentação. “É importante consultar o edital disponível nas páginas da Semmas e da Prefeitura de Manaus, e fazer uma leitura atenta e cuidadosa das regras para possibilitar a análise de mérito das propostas”, afirmou o procurador.

Segundo ele, esse interesse das pessoas no processo é fundamental para que se possa ter um resultado exitoso. “Fico muito esperançoso que a criatividade e a veia artística de todos sejam afloradas no processo, para que a identidade do sauim-de-manaus fique como legado para a cidade”, disse ele, agradecendo a participação dos presentes e o engajamento da Semmas no processo.

Itinerantes

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destacou que o engajamento da prefeitura segue a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, de manter-se em sintonia com as recomendações do Ministério Público Federal (MPF-AM).

“A realização do workshop é uma oportunidade de aproximar os participantes dos editais anteriores e os novos participantes. A partir de agora deverão ocorrer workshops itinerantes como forma de divulgar ainda mais o concurso-prêmio e, consequentemente, a causa da preservação da espécie sauim-de-coleira junto à sociedade”, afirmou o secretário Antonio Nelson. As apresentações acontecerão em faculdades que oferecem cursos de Design e Comunicação Visual.

“Nossa meta é esclarecer o que esperamos com a realização do concurso-prêmio, enquanto prefeitura, e tirar as dúvidas, numa oportunidade ímpar para conversar e sensibilizar as pessoas sobre a causa, que é a da preservação da espécie”, afirmou o diretor de Mudanças Climáticas e Áreas Protegidas, Márcio Bentes, ressaltando que a intenção é levar o workshop a locais onde se produz conhecimento.


Fotos: Arlesson Sicsú / Semmas



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes