Detran-AM flagra mais de 40 condutores dirigindo embriagados durante o fim de semana

Durante ações de fiscalização da Lei Seca realizadas durante o fim de semana em Manaus, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) flagrou 47 motoristas dirigindo sob o efeito e álcool, de um total de 565 testes de alcoolemia, o popular bafômetro. As operações começaram na última sexta-feira (7/6), e se estenderam até a madrugada desta segunda-feira (10/6), e foram concentraram nas avenidas Torquato Tapajós, Noel Nutels e Maneca Marques, e alamedas Santos Dumont e Cosme Ferreira, atingindo assim todas as zonas da cidade.

Durante as blitze foram abordados aproximadamente 800 veículos, resultando na apreensão de 22 motos e 10 carros. Também foram apreendidas 35 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) e 21 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) foram recolhidos. No total, foram registrados em quatro dias de fiscalização 174 autos de infração.

As principais irregularidades são licenciamento em atraso, motoristas sem portar CNH e condutores não habilitados. Após serem submetidos ao teste do bafômetro, 47 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de bebida alcoólica. No total, 565 condutores passaram pelo o exame durante as fiscalizações.

O trabalho de fiscalização do Detran-AM, realizado em parceria com as Polícias Civil e Militar, tem como foco o combate ao roubo de veículos, como também zelar pela segurança no trânsito, combatendo o desrespeito à legislação de tráfego. Nas abordagens, agentes inspecionam a documentação do veículo e condutor, itens de segurança do automóvel.

Além das fiscalizações, os motoristas também receberam orientações educativas quanto ao uso do sinto de segurança, o uso do assento ou cadeirinha no caso de crianças menores de 9 anos dentro veículo e outras instruções que garantem uma viagem mais segura. Dois motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de bebida alcoólica.

Punição – A Lei Seca não permite a direção de veículos sob qualquer quantidade de bebida alcoólica ingerida pelo condutor. Os que são flagrados nas blitze de trânsito podem realizar o teste do etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro. Caso o índice seja de 0,34mg/L, o motorista recebe uma infração de trânsito gravíssima.

Nesses casos, a penalização é de sete pontos na CNH, retenção do documento e multa de R$ 2.934,70. Um outro condutor habilitado deve comparecer para guiar o veículo, ou o carro fica retido.


Fotos: Divulgação/Detran-AM


Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes